CĂ¢mara discute se aumenta o nĂºmero de candidatos para eleições 2024

Deputados instalaram hoje um grupo de trabalho para discutir uma minirreforma eleitoral

Publicado em: 23/08/2023 Ă s 19:36 | Atualizado em: 23/08/2023 Ă s 19:52

Deputados do grupo de trabalho da minirreforma eleitoral, que foi instalado na CĂ¢mara Federal hoje (23), dizem que irĂ£o debater um possĂ­vel aumento no nĂºmero de candidatos para as eleições de 2024. A informaĂ§Ă£o Ă© do colunista Igor Gadelha, do MetrĂ³poles.

Conforme a publicaĂ§Ă£o, a ideia dos parlamentares Ă© modificar o trecho da lei eleitoral que restringe o nĂºmero de candidatos que cada partido pode lançar ao legislativo.

Na Ăºltima eleiĂ§Ă£o, apĂ³s modificações feitas pelo Congresso, ficou decidido que as siglas poderiam lançar candidatos apenas para 100% + 1 das vagas.

Leia mais

Quadros jovens da política do AM se encontram em Belém; eleições 2024 à vista

Em SĂ£o Paulo, por exemplo, que tem direito a 70 cadeiras na CĂ¢mara, cada partido lançou no mĂ¡ximo 71 candidatos a deputado federal nas eleições de 2022.

Agora, parlamentares dizem que muitos diretĂ³rios municipais pedem um aumento no nĂºmero de vagas, especialmente por causa das reservas de candidaturas para mulheres e negros.

As eleições municipais de 2024 deverĂ£o ter um fundo eleitoral recorde na histĂ³ria dos pleitos brasileiros. Na CĂ¢mara, lideranças jĂ¡ se movimentam para aumentar o valor.

Leia mais no MetrĂ³poles.

Foto: DivulgaĂ§Ă£o/TSE