Bancada do AM quer resposta do governo Lula sobre seca e BR-319
Ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu a BR-319 com sustentabilidade. Grupo de trabalho foi criado pelo governo

Antรดnio Paulo, do BNC Amazonas em Brasรญlia
Publicado em: 27/09/2023 ร s 16:50 | Atualizado em: 27/09/2023 ร s 16:55
A bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, em reuniรฃo com trรชs ministros do presidente Lula da Silva, pressionou e pediu respostas sobre a seca no Amazonas e a BR-319. E, nessa audiรชncia, nรฃo foi somente o coordenador Omar Aziz (PSD-AM) que fez pressรฃo junto ao governo federal para a conclusรฃo da Manaus-Porto Velho. A grita foi geral.
A audiรชncia foi nesta terรงa-feira (27) com os ministros Renan Filho, dos Transportes, Sรญlvio Costa, dos Portos e Aeroportos, e Waldez Gรณes, do Desenvolvimento Regional. A reuniรฃo foi para tratar das aรงรตes de navegabilidade nos rios Madeira, Solimรตes e Amazonas. Isso por conta da grande estiagem que estรก acontecendo no estado.
No entanto, a pavimentaรงรฃo da BR-319 foi o assunto que tomou conta da reuniรฃo ministerial. Primeiramente, o senador Omar Aziz culpou diretamente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de impedir as obras na Manaus-Porto Velho.
โEu a condeno por fazer com que o meu estado fique isolado. Ela nรฃo tem propostas ambientais para o Brasil. Sรณ sabe dizer ‘nรฃo pode’ e ‘nรฃo deve’. Eu estou acusando a Marina Silva de ser a responsรกvel pelo isolamento do meu Estado, do povo do Amazonas”, declarou Aziz.
Quem tambรฉm se revoltou contra a รกrea ambiental do governo Lula foi o senador Eduardo Braga (MDB-AM). A รบnica rodovia federal que liga a capital amazonense a Porto Velho (RO) e ao resto do Brasil permanece intransitรกvel. Sendo a causa, o fato de a estrada nรฃo receber as obras necessรกrias. Nas palavras de Braga, โem razรฃo da โpolรญtica vesga de alguns que impรตem uma sรฉrie de entraves burocrรกticos, principalmente na seara ambientalโ.
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Investimentos
Desse modo, o deputado Capitรฃo Alberto Neto corroborou as crรญticas contra a ministra Marina Silva. Segundo ele, os parlamentares amazonenses tรชm o consenso da fragilidade logรญstica que a regiรฃo enfrenta pela ausรชncia da rodovia. E, hoje o maior problema da BR-319 รฉ a ministra do Meio Ambiente.
โNรณs queremos respeito, queremos investimentos de infraestrutura. Nรณs temos um inimigo da BR 319, que รฉ a ministra Marina Silva, mas vamos lutar contra isso para destravar e voltar com o sonho do nosso estado de ligar o Amazonas ao restante do Brasil por meio da BR 319โ, enfatizou Alberto Neto.
Crise no Madeira
Na avaliaรงรฃo do decano da bancada, รtila Lins (PSD-AM), enquanto a BR-319 estiver fechada, todos os anos haverรก dificuldade de trรกfego no rio Madeira, caso a seca seja grande.
Segundo o deputado, se nรฃo houvesse o โboicoteโ do Ministรฉrio do Meio Ambiente para fazer a BR-319 funcionar, o rio de Madeira nรฃo estaria nessa crise, praticamente precisando de dragagens urgentes para nรฃo prejudicar o trรกfego aquaviรกrio entre Manaus, Rondรดnia e o Acre.
โPortanto, nรณs ficaremos nesse estado de calamidade. E isso ficou muito bem claro na reclamaรงรฃo de todos quanto ร necessidade de nรณs criarmos um caminho para recuperar e colocar em trรกfego permanente ร BR-319โ, disse Lins.
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Outro modal
Por outro lado, o deputado Saullo Vianna (Uniรฃo-AM) disse que se a BR-319 estivesse pronta, a estrada amenizaria os impactos logรญsticos causados pela estiagem.
โA gravidade desta situaรงรฃo que estamos passando no Amazonas expรตe as nossas dificuldades e a importรขncia de termos uma via de ligaรงรฃo com o paรญs. Se hoje tivรฉssemos a BR-319, muitos destes problemas nรฃo seriam tรฃo graves. Logo, terรญamos outro modal para que as pessoas pudessem ir e vir eย o nosso estado pudesse ser abastecidoโ.
Resposta do ministro
Ao falar das crรญticas ร colega de governo, o ministro dos Transportes, Renan Filho nรฃo quis entrar no mรฉrito das queixas da bancada. Mas, respondeu que a integraรงรฃo dos modos de transporte รฉ fundamental, pois, nenhuma regiรฃo no planeta escolhe apenas uma maneira de chegar ou de sair de um local porque isso corre riscos.
โSe sรณ tivesse uma estrada e a estrada sofresse um deslizamento de terra, por exemplo, as pessoas ficam isoladas. Manaus รฉ a sรฉtima capital do Brasil, รฉ uma das maiores cidades desse paรญs e ela รฉ a รบnica que nรฃo tem chegada por asfalto. Entรฃo eu, como ministro dos Transportes, acho que รฉ fundamental que nรณs tenhamos trรชs modos de chegada na Amazรดnia, pelas hidrovias, por rodovia, definida pelo governo federal, e pelo transporte aรฉreo. Precisa ter preservaรงรฃo, desde que garanta a locomoรงรฃo das pessoasโ.
Sustentabilidade
Ainda na avaliaรงรฃo do ministro dos Transportes, as questรตes da sustentabilidade ambiental sรฃo muito importantes e que ninguรฉm รฉ contra a garantia dela.
โNo entanto, precisa-se dizer o que รฉ necessรกrio para fazer uma rodovia, que garanta sustentabilidade e tambรฉm garanta seguranรงa nacional, assim como garanta condiรงรตes ร s pessoas de sobreviverem de maneira adequada, sobretudo em momentos como esse. ร assim que eu pensoโ, disse.
Por fim, o ministro Renan Filho prometeu levar as queixas da bancada e do Governo do Amazonas ao grupo de trabalho, que o presidente Lula criou para garantir BR-319.
Disse ainda que a primeira providรชncia do GT serรก ouvir os governadores, parlamentares e a sociedade civil organizada. E, a partir daรญ, rumar para criar as condiรงรตes a fim de garantir sustentabilidade para a obra da BR-319.
Foto: Ariel Costa/divulgaรงรฃo