Os trabalhadores da região Norte iniciaram uma campanha nos estados do Amazonas, Rondônia e Acre para pressionar o governo federal a concluir o asfaltamento da BR-319 (Manaus-Porto Velho).
Isso acontece, principalmente, após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ter impedido a inclusão da “rodovia da integração” no novo programa de aceleração do crescimento (PAC).
Desse modo, a campanha pelo asfaltamento do trecho do meio da BR-319, de 400 quilômetros, é uma iniciativa da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTT ). A rodovia tem quase 900 quilômetros entre as capitais do Amazonas e Rondônia.
Assim como tem a participação dos sindicatos dos aposentados do Amazonas (Sindnapi-AM ), Rondônia e sindicato dos rodoviários do Acre.
“Fizemos uma jornada em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) para reunir os trabalhadores desses estados em defesa da nossa BR-319, pois, ela é importante não somente para o escoamento dos produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM), mas também para o transporte da soja e alimentos”, disse o diretor de assuntos previdenciários do Sindnapi-AM, Carlos Lacerda.
Por outro lado, o presidente nacional do sindicato dos aposentados, Milton Cavalo, convocou a categoria e fez um apelo ao governo do presidente Lula da Silva para que conclua a Manaus-Porto Velho.
Falando em nome do setor de transportes, o presidente do sindicato dos rodoviários de Rondônia, Antônio Carlos da Silva, lembrou dos 3 milhões de amazonense e 800 mil rondonienses que precisam da estrada para se locomover.
“Lembremos que uma passagem de avião entre Manaus-Porto Velho custa em média R$ 1,6 mil, enquanto um bilhete de ônibus é muito mais barato. Portanto, é de suma importância a reconstrução dessa rodovia”.
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Ponte do Madeira
Em Porto Velho, Lacerda mostrou a ponte sobre o rio Madeira, que foi construída nos governos Lula e Dilma, mas que não está sendo utilizada no transporte da soja por falta de conclusão da obra.
“Os deputados federais, os governadores e prefeitos da região, assim como os trabalhadores são todos a favor do asfaltamento da BR-319. Somente a ministra Marina Silva é contra”.
No Acre, os sindicalistas Antônio Neto, Carlos Lacerda e Da Silva se unem pela BR-319 .
Cadê Marina ?
Em Rio Branco, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Acre, Antônio Neto Oliveira, lembrou que o estado é a terra da ministra Marina Silva.
Por isso, fez questão de engajar na campanha pela reconstrução da BR-319. Ele também fez um apelo à conterrânea que libere a pavimentação da rodovia.
O fato de Marina Silva ter sido eleita pelo estado de São Paulo e não pelo Acre, também recebeu críticas dos sindicalistas.
“Cadê a ministra? Nem eu seu estado ela está mais. Agora, deputado por São Paulo ninguém mais sabe quais são seus planos”, disse um líder sindical.
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Caravana
Assim, como conclusão dessa mobilização dos trabalhadores da região Norte, ficou definido que próximo dia 10 de outubro a “Caravana da reconstrução da BR-319” vai sair de Manaus a Porto Velho e depois descerá até Brasília, onde será entregue um documento à ministra.
“Juntos, nós trabalhadores vamos nos unir para pedir à ministra do Meio Ambiente e ao governo Lula para que concluia a nossa estrada da integração, a BR-319”, disse Lacerda
Fotos: divulgação