MEC homologa bases curriculares comuns para educação básica no país

Publicado em: 20/12/2017 às 09:19 | Atualizado em: 20/12/2017 às 09:19
O ministro da Educação (MEC), Mendonça Filho, homologa hoje, dia 20, a Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e do ensino fundamental. O evento é no Palácio do Planalto, às 16h (de Brasília), com a presença do presidente da República, Michel Temer (PMDB).
A base nacional é documento balizador para pais, professores, estudantes e a sociedade, indicando claramente o que cada estudante deve aprender ao final de cada série e etapa da educação básica.
Segundo o MEC, pela primeira vez a educação no Brasil tem uma referência para que as redes públicas e particulares de ensino elaborem o currículo e a forma de passar conhecimento aos estudantes.
O secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares (foto), teve um papel fundamental na elaboração da base nacional curricular, conforme reconheceu publicamente o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Dechamps, na aprovação do documento, no dia 15 deste mês.
Dechamps disse que Rossieli “se dedicou 24 horas por dia nos últimos meses para a aprovação da base e foi fundamental para a conclusão do documento”.
Além de conselheiro do CNE, Rossieli é o secretário-executivo do comitê gestor da Base Nacional Comum Curricular instituído pelo MEC.
Na edição desta quarta, o jornal Folha de S.Paulo publica o artigo “Base para o Brasil Avançar”, assinado a seis mãos por Mendonça Filho, Rossieli Soares e pela secretária-executiva do MEC, Maria Helena de Castro.
Os autores destacam como foi construída a base nacional curricular, que começou há três anos, com o lançamento do Plano Nacional de Educação, e foi submetida a consulta pública e amplo debate na gestão de Mendonça Filho.
A terceira versão da base nacional ficou pronta em 2016, na gestão atual do MEC, e foi aprovada pelo CNE.
Leia o artigo completo na Folha.
Leia mais
http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/15962/
http://amazonas.bncamazonia.com.br/poder/novo-desafio-do-mec-e-alfabetizar-46-milhoes-de-brasileiros/
Foto: Divulgação/Assessoria do MEC