MP-AM apura denĂºncia de que policiais bancam prĂ©dios da PM

MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas inicia uma investigaĂ§Ă£o sobre as precĂ¡rias condições estruturais em diversas Companhias Interativas ComunitĂ¡rias (Cicoms).

Publicado em: 28/11/2023 Ă s 11:18 | Atualizado em: 28/11/2023 Ă s 11:18

Policiais militares em Manaus revelaram Ă  Rede AmazĂ´nica que estĂ£o realizando cotas para a manutenĂ§Ă£o de alguns quartĂ©is na cidade, gerando preocupações sobre a infraestrutura das instalações. O MinistĂ©rio PĂºblico do Amazonas (MPAM) iniciou uma investigaĂ§Ă£o para apurar as irregularidades na falta de reparos nos prĂ©dios.

Segundo o MPAM, pelo menos 11 dos 30 prĂ©dios das Companhias Interativas ComunitĂ¡rias (Cicoms) enfrentam graves problemas estruturais, alguns impedindo o uso pelos agentes.

Muitos policiais afirmam estar tirando dinheiro do prĂ³prio salĂ¡rio para garantir que as unidades continuem operacionais.

Um policial militar destacou que, alĂ©m de contribuir financeiramente, os prĂ³prios agentes realizam diversas atividades de manutenĂ§Ă£o, incluindo a renovaĂ§Ă£o de equipamentos como ar-condicionado.

O relato inclui a falta de limpeza das caixas d’Ă¡gua, alegando contaminaĂ§Ă£o por pombos em uma das unidades.

Em um dos prĂ©dios, parte de um muro lateral desabou, o esgoto corre a cĂ©u aberto no estacionamento, e o relatĂ³rio do MP alerta para o risco de desabamento. Outras unidades tambĂ©m apresentam problemas, como caixas d’Ă¡gua perfuradas, ferrugem, acumulaĂ§Ă£o de sujeira e rachaduras nas estruturas.

O Governo do Amazonas respondeu Ă  Rede AmazĂ´nica, informando que a reforma das unidades estĂ¡ em estudo e que estĂ¡ Ă  disposiĂ§Ă£o do MP para prestar esclarecimentos.

A AssociaĂ§Ă£o dos Praças e Bombeiros Militares do Amazonas expressou a esperança de que as irregularidades sejam resolvidas e pediu maior sensibilidade da administraĂ§Ă£o pĂºblica na definiĂ§Ă£o dos investimentos em segurança.

A situaĂ§Ă£o destaca a precariedade nas condições de trabalho dos policiais militares em Manaus, levantando preocupações nĂ£o apenas sobre a segurança dos agentes, mas tambĂ©m sobre a qualidade dos serviços prestados Ă  comunidade.

A investigaĂ§Ă£o em andamento espera trazer Ă  tona as falhas na infraestrutura e pressionar por soluções efetivas.

Leia mais no g1

Foto: divulgaĂ§Ă£o MP-AM