Amazonas Energia aponta equívoco da Aneel ao barrar venda da empresa
A Aneel já alertou que pode decretar intervenção caso a prestação de serviço de fornecimento de energia ao consumidor sofra falha a partir de agora

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 29/11/2023 às 19:56 | Atualizado em: 29/11/2023 às 19:56
O presidente da Amazonas Energia, Márcio Zimmermann, disse hoje (29) em Manaus que o relatório de diretora da Aneel que barrou a transferência de controle societário da empresa é um equívoco.
Esse relatório, da diretora da agência Agnes Maria da Costa, rejeitou o plano de venda e levou à declaração de caducidade da concessão. Ou seja, com isso o governo federal pode passar a distribuição de energia no Amazonas e na região Norte para outra empresa.
Conforme Zimmermann, apesar de reconhecer a situação caótica da empresa, afundada em dívida com a Eletrobrás que beira os R$ 10 bilhões, ele afirmou à imprensa que não haverá apagão no Amazonas.
Leia mais
Amazonas Energia não vai ter sossego com credores
Intervenção
A Aneel, contudo, já alertou que pode decretar intervenção caso a prestação de serviço de fornecimento de energia ao consumidor sofra falha a partir de agora.
Para tanto, vai manter fiscalização sobre a atuação da empresa até que o governo decida o seu futuro. De acordo com a Aneel, desde 2022 vem emitindo alertas e notificando a Amazonas Energia do descumprimento do contrato de concessão, principalmente quanto ao crescimento do desequilíbrio econômico-financeiro que levou ao endividamento bilionário.
Foto: Divulgação