Almeida lança Manaus sem Fome e inaugura restaurante a preço popular
Programa conta com emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna e do ex-deputado Marcelo Ramos

Mariane Veiga
Publicado em: 19/12/2023 às 17:32 | Atualizado em: 20/12/2023 às 09:40
O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou nesta terça-feira (19) o programa “Manaus Sem Fome”, que vai distribuir mais de 3,5 milhões de refeições, por ano, na capital amazonense.
O programa envolve um total de oito ações entre inauguração de novos espaços e ampliação do número de refeições servidas.
A apresentação do programa, que conta com emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna e do ex-deputado federal Marcelo Ramos, foi feita durante a solenidade de inauguração da segunda unidade do restaurante “Prato do Povo”.
O novo espaço, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), está localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.
“Nós vamos poder alimentar mil pessoas neste lugar, diariamente, graças ao trabalho do deputado Saullo Vianna. É o trabalho que nós estamos fazendo na nossa administração. A bancada federal de senadores e deputados estendeu as mãos para o povo da cidade. Não é somente aqui na assistência social, mas o deputado Saulo também destinou recursos, quase R$ 15 milhões, para que nós possamos resolver problemas de ramais dentro de Manaus”, disse Almeida.
Projeto
O “Prato do Povo” foi lançado em outubro de 2021 como um reforço para enfrentar a insegurança alimentar na capital.
Durante esse período, a primeira unidade já serviu mais de 280 mil refeições, a preço de R$ 1, atendendo, diariamente, a centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A segunda unidade conta com uma estrutura moderna e funcional, capaz de atender mil pessoas, por dia.
O Prato do Povo – Jorge Teixeira se soma ao total de seis Cozinhas Comunitárias, dois Restaurantes Populares e um Prato do Povo já existente.
Situação pobreza
De acordo com dados da população em situação de pobreza no município de Manaus, do governo federal, Manaus é a 5ª capital brasileira com maior número de famílias em situação de pobreza: 315.334. Fica atrás apenas de São Paulo/SP (788.236), Rio de Janeiro/RJ (699.818), Fortaleza/CE (381.283) e Salvador/BA (369.228).
O deputado federal Saullo Vianna ressaltou a união do prefeito David Almeida, vereadores e a bancada federal, para combater essa situação de insegurança alimentar.
Saullo menciona o programa “Manaus Sem Fome”, que abrange diversas ações da Semasc, visando transformar essa realidade desafiadora na cidade.
Ações prioritárias
O programa “Manaus Sem Fome” conta com a realização das seguintes ações:
– Implantação de dez restaurantes Prato do Povo, com a distribuição de mil refeições/dia, gratuitamente, sendo os primeiros nos bairros Jorge Teixeira, Novo Israel, Morro da Liberdade/Cajual e os outros bairros estão em estudo;
– Implantação de uma nova Cozinha Comunitária, no bairro São José 4;
– Revitalização de seis Cozinhas Comunitárias e três restaurantes Prato do Povo;
– Ampliação do número de refeições servidas nas atuais Cozinhas Comunitárias, saindo de 200 para 300 refeições por dia;
– Implantação do primeiro Banco Municipal de Alimentos, que vai permitir o recebimento, a reciclagem e o armazenamento das doações destinadas às Cozinhas Comunitárias;
– Aquisição e distribuição de 100 mil Cestas Básicas em Manaus, para famílias inseridas no Cadastro Único e atendidas pela Semasc;
– Ações de Educação Alimentar e Nutricional contribuindo para a redução do desperdício e melhor aproveitamento dos alimentos;
– Serviço de Atendimento Psicossocial nas unidades.
Com o programa Manaus Sem Fome, haverá um aumento de 445% na oferta de refeições.
Leia mais
Prefeito lança plano de 24 ações para melhorar centro de Manaus
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom