AusĂªncia de David Almeida na ida do governador Ă ALE-AM Ă© notada
Almeida pode estar revelando sinais do Ă¢nimo dos espĂritos polĂticos no ano em que ele vai disputar reeleiĂ§Ă£o.

Neuton CorrĂªa e Gabriel Ferreira, da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 01/02/2024 Ă s 15:30 | Atualizado em: 01/02/2024 Ă s 15:49
A ausĂªncia do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi o fato politico em ano eleitoral que marcou hoje (1º de fevereiro) os bastidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
O governador Wilson Lima (UniĂ£o Brasil) estava ali para dar sua mensagem e abrir o ano das atividades dos deputados.
A ida dele ao parlamento, contudo, nĂ£o Ă© obrigatĂ³ria, ainda que tenha sido convidado.
No entanto, ao preferir nĂ£o ir prestigiar o evento do governador e aliado, Almeida pode estar revelando sinais do Ă¢nimo dos espĂritos polĂticos no ano em que ele vai disputar reeleiĂ§Ă£o.
Por tradiĂ§Ă£o polĂtica, o governador Ă© a figura protagonista da abertura do ano legislativo. Dessa forma, Ă© praxe que os aliados emprestem prestĂgio a esse ato simbĂ³lico no poder.
Outro sinal que se revelou no gesto de Almeida pode ser decorrente de que o governador ainda nĂ£o disse se ele Ă© o seu candidato nesta eleiĂ§Ă£o.
Ainda que os dois tenham se mostrados parceiros, na gestĂ£o dos governos e tambĂ©m eleitoralmente. O vice-governador de Lima na campanha de 2022, por exemplo, Ă© indicaĂ§Ă£o do prefeito.
Suposto acordo Ă© que agora o governador daria o vice de Almeida.
Todavia, se ainda nĂ£o disse se Almeida Ă© seu candidato, Lima tambĂ©m nĂ£o fez isso com nenhum outro pretendente nesta eleiĂ§Ă£o.
Além de Almeida, o governador tem outras cartas no bolso.
O deputado federal Alberto Neto, do PL de Jair Bolsonaro e Alfredo Nascimento, Ă© um deles.
Roberto Cidade, do seu partido, que preside a ALE-AM, Ă© outro nome em ascensĂ£o nas pesquisas prĂ©vias.
AliĂ¡s, nos bastidores do Legislativo, deputados especulavam que Cidade pode ter sido o motivo da ausĂªncia de Almeida.
Desde que tornou pĂºblica sua pretensĂ£o de disputar a prefeitura, Cidade passou a fazer crĂticas diretas a Almeida.
Leia mais
Cidade cutuca prefeito: obras em Manaus sĂ£o graças ao governador
Cadeira vazia
Dessa forma, Almeida pode ter dado um recado que quer acirrar esse distanciamento de Cidade. Afinal, nem mandou ninguém para ocupar a cadeira reservada ao prefeito na mesa formada para a mensagem do governador.
A mesma mesa em que estavam, alĂ©m Lima, o presidente da CĂ¢mara Municipal de Manaus, Caio AndrĂ© de Oliveira (Podemos), que o prefeito de Manaus nĂ£o considera mais como aliado, o vice-governador Tadeu de Souza, do partido de Almeida, e a presidente do Tribunal de Contas (TCE-AM), Yara Lins.
Foto: reproduĂ§Ă£o/YouTube