Dívidas: megafeirão de 700 empresas pode ajudar 1,5 milhão no Amazonas

Ministério da Fazenda, Correios e Serasa estão na campanha que tem negociação também pelo Desenrola

Publicado em: 04/03/2024 às 13:40 | Atualizado em: 04/03/2024 às 13:49

A partir de hoje (4 de março), 1.547.511 pessoas moradoras do Amazonas vão poder negociar ou quitar dívidas com pelo menos 700 empresas. É o megafeirão do programa Desenrola, do governo federal, e a empresa privada Serasa.

Conforme o mapa da inadimplência da Serasa, esse era o universo de devedores no Amazonas em janeiro deste ano. Anteriormente, em dezembro de 2023, os inadimplentes com suas faturas eram 1.527.467.Ou seja, em um mês, a lista aumentou em pelo menos 20 mil pessoas.

Esse mapa, contudo, revela que o endividamento do brasileiro não é privilégio do amazonense. Dessa forma, a Serasa convocou as principais empresas do país para se unirem ao Ministério da Fazenda e aos Correios em um mutirão emergencial que estimule a renegociação de dívidas. 

Como resultado, a partir de hoje, consumidores de todo o país podem acessar ofertas de negociação tanto na internet quanto presencialmente.

Leia mais

Justiça pode condenar Serasa a pagar R$ 30 mil a cada usuário

Ação inédita

“Nunca fizemos uma ação de tamanha grandiosidade a abrangência”, disse o vice-presidente da Serasa, Pedro Lopes. 

“E por isso estamos denominando a ação como MegaFeirão Serasa e Desenrola, porque tudo é mega, como o percentual de descontos, o número de empresas reunidas, os benefícios acima da média e a quantidade de ofertas”.

Entre as empresas parceiras do megafeirão estão, por exemplo, bancos, financeiras, comércio, empresas de telefonia. 

As empresas concessionárias de água e energia também fazem parte do mutirão, conforme os organizadores do mutirão.

Os descontos de juros e multas chegam a até 96%, conforme a Serasa. 

Leia mais

Desenrola: Serasa dá dicas de como ‘limpar nome’ na hora

Cenário amazonense

De acordo com a Serasa, as dívidas dos amazonenses se dividem principalmente entre o varejo (27,3%), bancos e cartões (26,4%) e contas básicas (15,7%).

Por faixa etária, os devedores são mais de 26 a 60 anos (70,8%). Os jovens, até 25 anos, são a faixa mais baixa percentualmente (13,9).

Como negociar

Consumidores de todo o país têm até o final de março para negociar pela campanha. A Serasa sugere os seguintes canais:

Além disso, também é possível regularizar suas pendências em todas as agências dos Correios do Brasil, a partir de uma taxa de R$ 4,20.

Foto: divulgação