AmazĂ´nia: facções aliciam jovens da floresta e indĂgenas para o trĂ¡fico, diz estudo
"HĂ¡ disputa de facções do crime organizado no Brasil pelas zonas de narcotrĂ¡fico internacional."

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 28/04/2024 Ă s 21:28 | Atualizado em: 28/04/2024 Ă s 21:29
Estudo feito em parceria com o Conselho Nacional de Justiça aponta a necessidade de polĂticas pĂºblicas para combater facções criminosas que passaram a atuar tambĂ©m nos delitos contra o meio ambiente.
Como resultado, o grupo, a partir de entrevistas, identificou que “hĂ¡ crescente participaĂ§Ă£o de facções criminosas, com cooptaĂ§Ă£o de jovens das comunidades locais”, na AmazĂ´nia
Mostra ainda que o narcotrĂ¡fico “tem atuado de forma integrada a outras atividades criminosas, a exemplo dos chamados ‘narcomadeireiros'”. Conforme publicou o Uol.
AlĂ©m disso, por exemplo, o grupo recomenda que o desenvolvimento de polĂticas pĂºblicas em tal sentido deve levar em consideraĂ§Ă£o o seguinte:
O “surgimento de novas prĂ¡ticas criminosas, a participaĂ§Ă£o de facções nos crimes ambientais, a intensa cooptaĂ§Ă£o de jovens locais e as peculiaridades dessas atividades em distintos locais da AmazĂ´nia”.
Segundo a publicaĂ§Ă£o, o trabalho foi desenvolvido com a anĂ¡lise quantitativa de mais de 100 mil processos.
Da mesma forma, fez avaliaĂ§Ă£o qualitativa de uma amostra dessas ações, somada a entrevistas com integrantes do sistema de justiça, da PolĂcia Federal e da sociedade civil, incluindo ainda a anĂ¡lise de operações de combate a crimes ambientais.
HĂ¡ disputa de facções do crime organizado no Brasil pelas zonas de narcotrĂ¡fico internacional. AlĂ©m disso, essas facções tambĂ©m atuam nos garimpos, e, em especial, na exploraĂ§Ă£o de animais, em razĂ£o da facilidade de se ‘lavar’ dinheiro nessas atividades, indicam.
Portanto, intitulado “Crimes Ambientais na AmazĂ´nia Legal: A atuaĂ§Ă£o da Justiça nas cadeias de lavagens de bens e capitais, corrupĂ§Ă£o e organizaĂ§Ă£o criminosa”, o estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisas Judiciais da AssociaĂ§Ă£o dos Magistrados Brasileiros.
Ao mesmo tempo, contou com a parceria do Departamento de Pesquisas JudiciĂ¡rias do Conselho Nacional de Justiça e a AssociaĂ§Ă£o Brasileira de Jurimetria – no Ă¢mbito de projeto de cooperaĂ§Ă£o com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Leia mais no Uol.
Leia mais
AmazĂ´nia: facções, milĂcias e piratas em disputa nos rios da regiĂ£o
Terras indĂgenas sĂ£o enconderijos de facções criminosas na AmazĂ´nia
Foto: PolĂcia Federal