Amazônia: dois presos com quase 4 kg de ouro extraídos do Amazonas

Carga milionária já estava em Porto Velho depois que saiu em pressa

Mariane Veiga

Publicado em: 29/05/2024 às 22:22 | Atualizado em: 31/05/2024 às 16:28

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante dois homens e apreendeu 3,8 kg de ouro, na terça-feira (28), em um avião saído do município de Japurá, no interior do Amazonas.

O piloto da aeronave e um ajudante que receberia o carregamento de ouro foram presos em flagrante no aeródromo Zirondi, em Porto Velho, capital de Rondônia.

A operação contou com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc).

Segundo o diretor do departamento, o delegado Rodrigo Torres, a equipe do departamento já estava investigando o caso.

“Os policiais da FICCO chegaram ao aeródromo Zirondi e, assim que a aeronave aterrissou, foi realizada a abordagem. Nessa ocasião, encontraram um pequeno lingote de ouro envolto em esparadrapo e uma peça de motor que continha o ouro”.

Leia mais

Cooperativa indígena extraía ouro no Amazonas, denuncia MPF

Polícia Federal no caso

A polícia informou que eles tomaram conhecimento de que uma aeronave de pequeno porte havia saído do município de Japurá com destino a Porto Velho, transportando uma quantidade significativa de ouro sem procedência. Na ocasião, a Polícia Federal foi acionada.

Segundo o delegado Torres, o piloto do avião negou ser dono do mineral. A dupla foi autuada por crime de usurpação de bem público da União e ficará à disposição da Justiça.

Leia mais no G1.

Foto: divulgação/PF