Base de Wilson Lima ataca Bi Garcia com CPI na Câmara de Parintins

Vereador Massilon Cursino foi o autor da proposta de criação de CPI para investigar a gestão do prefeito Bi Garcia.

Neuton Correa

Publicado em: 04/06/2024 às 20:24 | Atualizado em: 04/06/2024 às 20:24

A base aliada do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), conseguiu emplacar neste dia 4 de junho o início de um processo de investigação na gestão do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (PSD).

O processo, conforme os vereadores, se propõe a investigar problemas no sistema de abastecimento de água.

Há documentos que mostram a contaminação da água do subsolo, de onde o Saae capta e distribui à população.

Hoje, cinco vereadores, aliados do governador, apresentaram o pedido da CPI da água e conseguiram aprovar a proposta de investigação.

Com isso, o presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia (PSD), aliado do prefeito, fica obrigado a formar a comissão que irá comandar o colegiado.

Garcia já fez a convocação, em caráter extraordinário, para que a composição da CPI seja definida.

Essa reunião ocorrerá na próxima quinta-feira, às 9h.

Leia mais

Prosai Parintins: BID dá aval a Lima para iniciar obras de água e esgoto

Maioria

Pelos cálculos da base de Bi Garcia, com a regra de proporcionalidade de representação partidária na casa, a comissão deverá ser dominada pela situação.

Serão três integrantes. O partido do governador, União Brasil, tem três vereadores e deverá indicar um nome. Já o PSD e MDB, que apoiam Bi Garcia, têm dois parlamentares, cada um, e poderão indicar mais dois membros.

Assim sendo, eles acreitam que ficarão com os principais cargos da CPI, de presidente e relator.

Com isso, o clima político em Parintins se acirra.

Brena Dianá x Mateus Assayag

No contexto desse embate, a cadeira de prefeito de Parintins é o que acirra a disputa. Nesta eleição, duas grandes forças e máquinas públicas estão em disputa.

Essas forças são representadas por dois vereadores: Brena Dianná (União Brasil), candidata de Wilson Lima, e Mateus Assayag (PSD), de Bi Garcia.

Bi Garcia e Lima têm boas avaliações na cidade. O prefeito conhece, e bem, o colégio eleitoral. Já foi eleito quatro vezes prefeito.

Por sua vez, o governador imprime grande presença do estado no município. Sua principal marca é a festa dos bois Garantido e Caprichoso, que se transformou em sua gestão.

Leia mais

Foto: divulgação