Ianomâmis: Marinha substitui FAB em operação contra garimpo ilegal

O plano é, até dezembro, realizar diversas ações para retirar intrusos da área

Ianomâmis: Marinha substitui FAB em operação contra garimpo ilegal

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/06/2024 às 07:19 | Atualizado em: 14/06/2024 às 07:20

A Marinha assumiu no início deste mês de junho o comando do Estado-Maior Conjunto da operação Catrimani II, que combate o garimpo ilegal na terra indígena ianomâmi, em Roraima.

O plano é, até dezembro, realizar diversas ações para retirar intrusos da área e enfrentar a crise humanitária que assolou a terra Indígena.

Segundo a Marinha, nesta nova fase os militares estão trabalhando de forma preventiva e repressiva para neutralizar as atividades ilegais do garimpo. Além de combater ilícitos transfronteiriços e crimes ambientais.

Para que isso seja possível, foram acionados militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Comando Anfíbios). Assim como do Grupamento de Mergulhadores de Combate, ambos tropas de elite da Marinha. 

Além disso, a Força Naval está utilizando uma lancha blindada de combate Excalibur, um navio Aviso Hidroceanográfico Fluvial, pra fazer levantamento de conhecimento do canal de navegação e outros equipamentos de praxe, como o navio de assistência hospitalar e o navio empurrador.

Operação Catrimani

A operação Catrimani teve sua primeira fase de janeiro a março deste ano e atendeu mais de 230 comunidades indígenas, com doações de mais de 360 toneladas de alimentos. Essa segunda fase começou em 1º de abril.

*Com informações da Revista Sociedade Militar.

Leia mais

Entre indígenas da América, criança ianomâmi é que mais passa fome

Foto: reprodução/vídeo