Elci Simões e Joana Meirelles largam na frente para o TJ-AM

Publicado em: 03/02/2018 às 14:02 | Atualizado em: 03/02/2018 às 16:22

*Atualizada às 16h21

 

Os juízes Elci Simões e Joana Meirelles são os favoritos, segundo fontes da coluna, às vagas de desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), cujo prazo de inscrição se encerrou no dia 23 de janeiro.

O TJ-AM vai aumentar o número de magistrados do segundo grau e dará posse a dois novos desembargadores ainda em fevereiro, antes da eleição para a nova direção do judiciário. Foram abertas uma vaga a ser selecionada pelo critério antiguidade e outra pelo de merecimento. Os  eleitores são os próprios desembargadores.

 

Favoritos

Elci e Joana se inscreveram para participar da disputa nas duas possibilidades de conseguir o cargo. Elci Simões é irmão do desembargador e favorito à presidência do TJ-AM, Yêdo Simões. Joana Meirelles é juíza auxiliar da Corregedoria do TJ-AM. Ambos já colocaram o nome em disputa à vaga de desembargador em outras ocasiões.

 

A preferida

A informação dos bastidores do TJ-AM é que Joana Meirelles figura como a favorita do grupo do atual presidente do tribunal, Flávio Pascarelli. Elci deve ser o escolhido por antiguidade. Embora tenha se  inscrito para as duas vagas, Elci  deve desistir da disputa por merecimento e concorrer só por  antiguidade. A medida é para evitar qualquer possibilidade que a dupla  não seja a escolhida para serem os mais novos desembargadores do judiciário  amazonense.

 

Grupo fechado

O grupo estaria tão fechado que o juiz César Bandiera, que já se lançou em outras disputas, desta vez nem se inscreveu. Ele é marido da desembargadora Maria das Graças Figueiredo, desgastada politicamente no tribunal desde que deixou a presidência do TJ-AM. Graça Figueiredo era do grupo contrário ao de Pascarelli e Ari Moutinho.

 

Mérito

Concorrem à promoção por merecimento os magistrados: Elci Simões, Onilza Abreu Gerth, Joana Meirelles, Henrique Veiga, Cleonice Fernandes Trigueiro, Abraham Campos Filho, Adalberto Carim e Simone Laurent de Figueiredo.

 

Antigos

Já para a promoção por antiguidade, os inscritos são: Elci Simões, Onilza Abreu Gerth, Joana Meirelles e Cleonice Trigueiro.

 

 

Sem chance

A escolha das duas vagas de desembargadores, cujos os candidatos são juízes, será feita antes do desenrolar do processo que deve trazer de volta à magistratura o juiz aposentado e advogado Francisco Balieiro.

O Ministério Público apontou irregularidades na concessão da aposentadoria dele e Balieiro deve voltar à ativa. Se voltasse antes da escolha, ganharia a vaga por antiguidade e sua punição teria o mesmo efeito que “cair para cima”.