Lula emite pesar pela morte do amazonense Márcio Souza

Presidente da República lembra os cargos públicos que o escritor ocupou no governo federal

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 12/08/2024 às 17:51 | Atualizado em: 12/08/2024 às 18:44

O Palácio do Planalto divulgou nota de pesar, do presidente Lula da Silva, pela morte do escritor amazonense Márcio Souza, ocorrida nesta segunda-feira (12).

De acordo com a nota, Márcio Souza foi um dos principais intelectuais da Amazônia.

Jornalista, cineasta, diretor de teatro e de ópera e escritor, ele escreveu, entre outros, o romance Mad Maria, sobre a construção da ferrovia Madeira-Marmoré, que foi adaptado para a televisão em formato de minissérie.

Também dirigiu o Departamento Nacional do Livro (DNL), a Biblioteca Nacional e foi presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2003. Deus aulas, foi escritor residente e ministrou palestras em universidades de diversos países.

O intelectual discutiu, em sua obra formada por quase 40 livros, por exemplo, o papel social do escritor e do cineasta durante o regime militar. E trouxe muitas contribuições para a cultura nacional.

“Meus sentimentos aos familiares, amigos e leitores da produção literária de Márcio Souza”, diz o presidente da República em sua nota de pesar.

Leia mais

Escritor amazonense Márcio Souza morre aos 78 anos

Foto: Divulgação