Maior festival de lendas do mundo começa hoje em Novo Aripuanã (AM)
Este ano, principal atração nacional do Fest lendas é o cantor Zé Vaqueiro, que se apresenta no dia 31, último dia do evento

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 29/08/2024 às 14:52 | Atualizado em: 29/08/2024 às 16:49
A partir desta quinta-feira, 29, a cidade de Novo Aripuanã, no Sul do Amazonas, a 238 quilômetros de Manaus, vive as emoções do maior festival de lendas do mundo.
Realizado há quase 30 anos, sempre em agosto, o Festival de Lendas, ou Fest lendas, como é conhecido, atrai milhares de pessoas da região.
Por exemplo, são visitantes que se deslocam de cidades como Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Apuí, Manicoré, Humaitá, Manacapuru, Itacoatiara e de Manaus.
Economia
Ali, elas movimentam a economia local aquecendo comércio e serviços, como os hotéis e pousadas, que este ano esgotaram a ocupação antes da festa.
“O FestLendas é um evento muito importante para a economia do município. Ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e incentiva a cultura de Novo Aripuanã, ele aquece a nossa economia”, disse o prefeito Jocione Souza.
Jocione destaca que este ano a prefeitura montou para o evento uma superestrutura com praça de alimentação, feira de artesanato e exposições.
Origem
O Festival de Lendas de Novo Aripuanã começou nos anos de 1990, reunindo grupos folclóricos como quadrilhas, danças e pássaros, mas, aos poucos, o povo foi desenvolvendo sua vocação de preservar o imaginário amazônico.
Assim configurado, a partir de 2003, que a cidade criou grupos que representavam lendas regionais que passaram a se confrontar numa arena chamada Lendódromo.
Ali, se apresentam a atual campeã, Lenda do Apurinã (vermelho e amarelo); Lenda do Tucumã (verde e branco); Lenda do Jurupari (vermelho e branco); e Lenda do Anaupira (azul e amarelo).
O Fest lendas passou 4 anos parado, mas em 2018 na administração do Prefeito Jocione Souza esse evento foi resgatado. E desde então vem realizando esse festival grandioso, interrompido apenas no período da COVID-19. Cada vez que passa o evento se torna maior e inovador.
Atrações nacionais
Além dos grupos de lendas e das atrações locais, o Fest lendas terá duas atrações nacionais.
A primeira se apresenta amanhã, sexta-feira, 30. Trata-se da cantora sertaneja Marília Tavares e de Zé Vaqueiros, um dos shows mais vistos e pedidos da atualidade.
Zé Vaqueiro vai se apresentar no sábado, com expectativa de recorde de público do evento.
Veja a programação completa










Foto: divulgação