Caçado pela FAB, avião faz pouso forçado no Amazonas e é incendiado

Ocorrência foi em Humaitá, na fronteira com o Peru

Mariane Veiga

Publicado em: 27/09/2024 às 20:45 | Atualizado em: 27/09/2024 às 22:13

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou nesta quinta-feira (27) um avião que invadiu o espaço aéreo brasileiro no município de Humaitá, próximo à fronteira do Brasil com o Peru.

Os ocupantes do Cessna 210, sem matrícula, ignoraram as ordens dadas pelos militares e fizeram um pouso de emergência. Em seguida, eles atearam fogo no avião e fugiram às pressas do local.

De acordo com a FAB, a aeronave invadiu de forma clandestina o espaço aéreo brasileiro e foi identificada pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (Sisdabra), por volta das 16h. Em seguida, o avião invasor foi perseguido por caças A-29 Super Tucano.

Os militares chegaram a executar medidas de policiamento do espaço aéreo e ordenar a mudança de rota.

Também foram dados tiros de aviso. No entanto, a aeronave invasora, sem plano de voo, ignorou as ordens e não demonstrou “qualquer intenção de colaborar”.

Leia mais em O Globo.

Leia mais

Traficantes pousam forçados, incendeiam avião e deixam 90 tabletes de cocaína


Foto: FAB/divulgação