InvestigaĂ§Ă£o do golpe de Bolsonaro vai fechar nos prĂ³ximos dias
A PolĂcia Federal concluirĂ¡ atĂ© novembro a investigaĂ§Ă£o sobre a participaĂ§Ă£o de Bolsonaro em tentativa de golpe.

Publicado em: 15/10/2024 Ă s 11:36 | Atualizado em: 15/10/2024 Ă s 14:19
A PolĂcia Federal (PF) planeja finalizar, no inĂcio de novembro, a investigaĂ§Ă£o que apura a participaĂ§Ă£o do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques de 8 de janeiro de 2023. O relatĂ³rio final, segundo fontes ligadas ao caso, trarĂ¡ novas provas encontradas em dispositivos eletrĂ´nicos apreendidos, reforçando o envolvimento de Bolsonaro em uma minuta golpista discutida em reuniões realizadas no PalĂ¡cio da Alvorada, logo apĂ³s sua derrota nas eleições de 2022.
Depoimentos colhidos pela PF indicam que essas reuniões contaram com a presença de diversas autoridades que participaram na elaboraĂ§Ă£o de um plano para subverter a ordem democrĂ¡tica no paĂs. As investigações apontam que o material em anĂ¡lise foi fundamental para corroborar as acusações e traçar a linha de envolvimento do ex-presidente.
MilĂcias digitais e a intersecĂ§Ă£o com o caso Abin
O relatĂ³rio da PF tambĂ©m vai encerrar o inquĂ©rito das milĂcias digitais, que jĂ¡ produziu outros dois documentos importantes: um sobre a falsificaĂ§Ă£o de cartões de vacinaĂ§Ă£o e outro relacionado ao desvio de presentes oferecidos por autoridades estrangeiras ao governo Bolsonaro, como as joias sauditas. A terceira parte do inquĂ©rito, que foca na tentativa de golpe, demandou mais tempo de investigaĂ§Ă£o, pois foi necessĂ¡rio cruzar dados com um outro inquĂ©rito que investiga arapongagem ilegal na AgĂªncia Brasileira de InteligĂªncia (Abin).
As investigações apontam que agentes pĂºblicos teriam utilizado a Abin para espionar adversĂ¡rios polĂticos e disseminar fake news, uma estratĂ©gia que tambĂ©m foi utilizada no caso das milĂcias digitais, mostrando uma conexĂ£o entre os dois inquĂ©ritos. O atraso na conclusĂ£o tambĂ©m se deve Ă complexidade de acessar mensagens de celulares e computadores apreendidos, muitos dos quais estavam bloqueados por falta de senha fornecida pelos investigados.
AĂ§Ă£o da PGR e prĂ³ximos passos
As duas primeiras partes do inquĂ©rito sobre milĂcias digitais jĂ¡ foram entregues Ă Procuradoria-Geral da RepĂºblica (PGR) e aguardam anĂ¡lise desde julho de 2023. A PGR, que jĂ¡ solicitou informações complementares no caso da falsificaĂ§Ă£o de cartões de vacinaĂ§Ă£o, ainda nĂ£o se manifestou sobre os relatĂ³rios, Ă espera da conclusĂ£o sobre a tentativa de golpe. A partir desse Ăºltimo relatĂ³rio, a PGR pode solicitar novas diligĂªncias, arquivar os inquĂ©ritos ou, finalmente, apresentar uma denĂºncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais
Bolsonaro e Michele voltam a Manaus no apoio a candidato do PL
Com a conclusĂ£o das investigações em novembro, o cerco se fecha em torno de Bolsonaro e seus aliados, tornando iminente um desfecho judicial para um dos capĂtulos mais graves da polĂtica recente no Brasil.
PolĂcia Federal deve concluir investigaĂ§Ă£o sobre a participaĂ§Ă£o de Bolsonaro e aliados em tentativa de golpe de Estado atĂ© novembro, com novas provas e depoimentos.
Leia mais no g1
Foto: divulgaĂ§Ă£o