STF deve receber hoje indiciamento de Bolsonaro, dono do PL e generais
PF deve indiciar Bolsonaro e ex-ministros por tentativa de golpe de Estado apรณs eleiรงรตes de 2022.

Diamantino Junior
Publicado em: 21/11/2024 ร s 14:03 | Atualizado em: 21/11/2024 ร s 14:03
A Polรญcia Federal (PF) deve apresentar nesta quinta-feira (21/11) o relatรณrio final do inquรฉrito que apura a tentativa de golpe de Estado apรณs a eleiรงรฃo presidencial de 2022. Entre os nomes que devem ser indiciados estรฃo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e figuras de alto escalรฃo, como os ex-ministros Augusto Heleno (GSI) e Braga Netto (Defesa), alรฉm de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, e Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin.
Conexรตes golpistas
A investigaรงรฃo aponta que a tentativa de golpe incluรญa um plano elaborado por uma organizaรงรฃo criminosa para assassinar o presidente Luiz Inรกcio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo seria evitar a posse dos eleitos e garantir a permanรชncia de Bolsonaro no cargo.
Elementos para o indiciamento
Desde junho, a PF jรก considerava reunir evidรชncias suficientes para indiciar Bolsonaro.
A expectativa รฉ de que o relatรณrio seja encaminhado ainda hoje ao STF, consolidando as acusaรงรตes contra o ex-presidente e seus aliados.
Reaรงรตes dos envolvidos
A CNN procurou os citados para comentar os possรญveis indiciamentos.
Augusto Heleno afirmou que nรฃo se pronunciarรก sobre o caso, enquanto a defesa de Anderson Torres disse que aguardarรก a oficializaรงรฃo do indiciamento.
Valdemar Costa Neto e Alexandre Ramagem nรฃo responderam atรฉ o momento.
O analista da CNN Caio Junqueira destacou que a conclusรฃo do relatรณrio deve ser um marco nas investigaรงรตes, intensificando a pressรฃo sobre Bolsonaro e seu cรญrculo polรญtico.