Lula sanciona regras mais rĂ­gidas para acesso ao BPC

Ele vetou um trecho que tinha sido proposto pelo prĂ³prio governo, mas gerou polĂªmica durante a tramitaĂ§Ă£o.

Lula sanciona regras mais rĂ­gidas para acesso ao BPC

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 28/12/2024 Ă s 16:06 | Atualizado em: 28/12/2024 Ă s 16:06

O presidente Lula da Silva (PT) sancionou o projeto aprovado pelo Congresso que torna mais rĂ­gidas as regras de acesso ao BenefĂ­cio de PrestaĂ§Ă£o Continuada (BPC).

Esse Ă© um dos principais programas sociais do governo federal. Como informa o g1.

Dessa forma, Lula vetou um trecho que tinha sido proposto pelo prĂ³prio governo, mas gerou polĂªmica durante a tramitaĂ§Ă£o.

Trata-se do trecho que excluĂ­a as “deficiĂªncias leves”da lista de pessoas elegĂ­veis a receber o BPC.

Sobretudo, o BPC Ă© um direito da pessoa com deficiĂªncia e do idoso com 65 anos ou mais de receber um salĂ¡rio mĂ­nimo por mĂªs se nĂ£o tiver condiĂ§Ă£o de se sustentar ou ser sustentado pela sua famĂ­lia.

“A proposiĂ§Ă£o legislativa contraria o interesse pĂºblico, uma vez que poderia trazer insegurança jurĂ­dica em relaĂ§Ă£o Ă  concessĂ£o de benefĂ­cios”,

afirmou Lula ao justificar o veto em mensagem ao Congresso.

A princĂ­pio, o veto do governo jĂ¡ tinha, inclusive, sido anunciado por lĂ­deres do governo no parlamento, como o senador Jaques Wagner (PT-BA) e o deputado JosĂ© GuimarĂ£es (PT-CE).

Ou seja: os parlamentares aprovaram essa versĂ£o para evitar que a tramitaĂ§Ă£o ficasse mais longa. Todavia com um compromisso de que Lula vetaria o trecho polĂªmico.

EntĂ£o, com base no projeto de lei original, o MinistĂ©rio da Fazenda esperava poupar R$ 2 bilhões por ano em recursos pĂºblicos com o novo formato do BPC. Ou seja, R$ 12 bilhões entre 2025 e 2030.

PorĂ©m, o governo nĂ£o divulgou uma estimativa atualizada dessa economia, apĂ³s as mudanças no texto.

Leia mais

PlĂ­nio ValĂ©rio e Alberto Neto votam contra ajustes no salĂ¡rio mĂ­nimo e BPC

O texto definitivo, que foi sancionado:

  • mantĂ©m a regra de que a concessĂ£o do benefĂ­cio Ă s pessoas com deficiĂªncia “fica sujeita a avaliaĂ§Ă£o, nos termos de regulamento”;
  • mas nĂ£o exige que a deficiĂªncia seja declarada “moderada ou grave” – esse trecho foi vetado.

Assim sendo, o Governo e Congresso devem debater, em 2025, qual serĂ¡ esse “regulamento” citado na lei para a avaliaĂ§Ă£o das pessoas com deficiĂªncia, e quais critĂ©rios serĂ£o usados para conceder ou negar o BPC a esse grupo.

Leia mais no g1.

Foto: Rafa Neddermeyer/AgĂªncia Brasil