General Braga Netto deve continuar preso, decide STF

Os novos depoimentos de delaรงรฃo premiada de Cid revelaram a "gravรญssima participaรงรฃo" de Braga Netto na trama golpista.

General Braga Netto deve continuar preso, decide STF

Ednilson Maciel, da Redaรงรฃo do BNC Amazonas

Publicado em: 14/03/2025 ร s 16:14 | Atualizado em: 14/03/2025 ร s 16:14

O Tribunal Federal (STF)ย decidiu nesta sexta-feira (14) manter a prisรฃo do general Braga Netto,ย ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro e vice na chapa do ex-presidente nas eleiรงรตes de 2022.

Em dezembro do ano passado, Braga Netto foi presoย por determinaรงรฃo do ministro Alexandre de Moraes, relator das investigaรงรตes sobre a trama golpista.ย 

ย Segundo as investigaรงรตes da Polรญcia Federal,ย Braga Nettoย estaria obstruindo a investigaรงรฃo sobre a tentativa de golpe de Estado no paรญs para impedir a posse de Luiz Inรกcio Lula da Silva.

A Polรญcia Federal identificou que o general, indiciado por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos daย delaรงรฃo de Mauro Cid,ย ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.ย 

 Apรณs a prisรฃo, a defesa do general recorreu da decisรฃo e pediu que o caso fosse julgado pela Primeira Turma da Corte.

Na sessรฃo virtual de hoje, Alexandre de Moraes manteve sua decisรฃo que decretou a prisรฃo.ย Para o ministro, os novos depoimentos de delaรงรฃo premiada de Cid revelaram a “gravรญssima participaรงรฃo” de Braga Netto na trama golpista.

“A autoridade policial apontou que Walter Souza Braga Netto tentou controlar o que seria repassado ร  investigaรงรฃo, demonstrando oโ€† verdadeiro papel de lideranรงa, organizaรงรฃo e financiamento exercido pelo recorrente, alรฉm de apresentar relevantes indรญcios de que Braga Netto atuou, reiteradamente, para embaraรงar as investigaรงรตes”, escreveu Moraes.

O voto foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Flรกvio Dino, Cรกrmen Lรบcia e Luiz Fux.

*Com informaรงรตes da Agรชncia Brasil.

Leia mais

Anรกlise de celulares e documentos revela novas evidรชncias contra Braga Netto

Foto: Antรดnio Cruz/Agรชncia Brasil