Lula suspende repasses a entidades apĂ³s fraude bilionĂ¡ria no INSS

Segundo o governo, os acordos serĂ£o interrompidos atĂ© que os aposentados que sofreram descontos ilegais sejam ressarcidos

Varredura da CGU encontra fraude em descontos no INSS de idosos

Publicado em: 24/04/2025 Ă s 19:50 | Atualizado em: 24/04/2025 Ă s 20:40

O governo Lula anunciou nesta quinta-feira (24) a suspensĂ£o de todos os acordos de cooperaĂ§Ă£o tĂ©cnica entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e associações ou sindicatos, apĂ³s a descoberta de uma fraude estimada em mais de R$ 6 bilhões em descontos indevidos nas aposentadorias.

A medida foi divulgada pelo ministro da Controladoria-Geral da UniĂ£o (CGU), VinĂ­cius Marques de Carvalho, em coletiva no PalĂ¡cio do Planalto.

Segundo ele, os acordos serĂ£o interrompidos atĂ© que o sistema seja reorganizado, e os aposentados que sofreram descontos ilegais serĂ£o ressarcidos na prĂ³xima folha de pagamento.

Leia mais

Lula demite presidente do INSS pela fraude bilionĂ¡ria em benefĂ­cios

A fraude, que ocorria desde 2019, envolve entidades que obtinham repasses financeiros por meio de descontos na folha de beneficiĂ¡rios do INSS, supostamente autorizados. 

A CGU e a Polícia Federal apuram irregularidades em milhões desses descontos.

Atualmente, 6 milhões de aposentados possuem descontos ativos, entretanto o governo ainda nĂ£o sabe quantos foram lesados.

Leia mais no Correio Braziliense.

Foto: Pedro França/AgĂªncia Senado