GT da reforma administrativa faz debate com ministra da gestão
Deputado do Amazonas, Fausto Jr., diz que tema é urgente e também deve enxugar privilégios. Relatório final sai até 14 de julho

Publicado em: 09/07/2025 às 18:35 | Atualizado em: 09/07/2025 às 18:36
O deputado federal Fausto Júnior (União-AM) participou, nesta quarta-feira (9/7), de mais uma audiência pública. A reunião foi do grupo de trabalho, da Câmara dos Deputados, que discute a Reforma Administrativa.
O parlamentar amazonense é membro do colegiado, que reúne deputados para debater propostas de modernização da máquina pública brasileira.
Dessa forma, a audiência contou com as presenças da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração, Samuel Nascimento.
Durante a reunião, discutiram-se caminhos para tornar o serviço público mais eficiente, moderno e conectado com as demandas reais da população.
Menos burocracia
Por conta disso, o deputado Fausto Júnior defende a necessidade de um Estado mais ágil e menos burocrático.
“A reforma administrativa é um tema urgente e que precisa ser tratado com responsabilidade. Isso porque busca modernizar o serviço público com inclusão digital, transparência e enxugamento de privilégios. Desse modo, a reforma tem como objetivo garantir maior eficiência e melhores condições de trabalho aos servidores do país”, afirmou Fausto Jr.
Leia mais
Fausto Jr. é único do Amazonas no conselho de ética da Câmara
Melhoria dos serviços
Por sua vez, o coordenador do GT, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), destacou que o foco das propostas será a melhoria na prestação dos serviços públicos, independentemente de impactos fiscais.
O grupo de trabalho iniciou em 28 de maio, com autorização do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O colegiado tem até 45 dias para apresentar um relatório final. A previsão é que o relatório seja apresentado até o próximo dia 14 de julho.
Foto: Divulgação