Advogados formam “coligação” para disputar vaga de desembargador

Advogados

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 18/04/2018 às 19:48 | Atualizado em: 14/05/2018 às 20:31

Os advogados Jorge Henrique de Freitas Pinho, Paula Ângela Valério de Oliveira, Francisco Adonias Pinheiro, Francisco Charles Garcia Júnior, Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho e Sílvio da Costa Bringel Batista lançam nesta quinta, dia 19, suas candidaturas ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) na vaga do quinto constitucional.

O evento vai acontecer na sede da seccional Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), em Manaus, às 10h.

O quinto constitucional é um dispositivo previsto no artigo 94 da Constituição federal que prevê que um quinto das vagas de alguns tribunais brasileiros deve ser preenchido por advogados e membros do Ministério Público.

Como na última eleição do quinto constitucional, em 2017, foi eleito um membro do Ministério Público, o então procurador Hamilton Saraiva dos Santos, neste ano a vaga é destinada à categoria dos advogados.

O prazo para as inscrições começou no dia 9 de abril e vai até o dia 23.

Os seis candidatos estão atuando em conjunto, embora as candidaturas sejam individuais. Formaram uma espécie de coligação, à qual deram o nome de “Amigos da Advocacia”, para promover a campanha eleitoral até o dia 26 de maio, quando acontece a votação, prevista para ser realizada na sede da faculdade Unip.

“É uma frente ampla, cuja união se deu pela convergência de opiniões sobre o direito e de ideais para a advocacia”, disse o candidato Adonias Pinheiro.

 

Conheça os candidatos

Os candidatos têm longa carreira na advocacia, em várias especialidades, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público.

  • Sílvio Costa é procurador da Câmara Municipal de Manaus, já tendo passado pela Câmara Municipal de Manaus no mesmo cargo;
  • Adonias Pinheiro atua no direito civil e da família;
  • Paula Valério é especialista em direito público (constitucional e administrativo), tendo atuado diversas vezes no direito eleitoral;
  • Jorge Pinho é procurador do estado desde 1988 e também atua na advocacia particular;
  • Carlos Alberto Ramos é professor de direito constitucional, direito financeiro e tributário na Universidade Federal do Amazonas, na faculdade Ciesa e também na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam); e
  • Charles Garcia é advogado especialista em direito tributário e legislação de impostos.

 

Foto: Reprodução/site OAB-AM