Lula ironiza prisão de Zambelli na Itália: “Nem lembrava desse nome”

Presidente foi questionado sobre o pedido de extradição da deputada bolsonarista

Poucos bolsonaristas deram apoio a Zambelli após condenação no STF

Publicado em: 13/10/2025 às 20:03 | Atualizado em: 13/10/2025 às 20:47

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13), em Roma, que “nem lembrava” do nome da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde 29 de julho, enquanto aguarda o processo de extradição solicitado pelo Brasil.

A declaração foi feita após reunião na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Questionado por jornalistas, Lula respondeu: “Se você não pergunta, eu nem saberia que ela estava aqui. Vai pagar pelo que fez.”

Com base no acordo de extradição entre Brasil e Itália, o governo brasileiro formalizou um pedido às autoridades italianas para que a deputada seja extraditada e cumpra sua pena em território nacional.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão pelo Srpremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com auxílio de um hacker. Após a sentença, ela fugiu do país.

Na semana passada, a parlamentar divulgou uma carta ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, em que anunciou greve de fome e acusou o governo italiano de endossar uma decisão “injusta e sem provas” do ministro Alexandre de Moraes.

Na mensagem, Zambelli afirmou que Nordio estaria “de mãos dadas com o próprio demônio”.

Leia mais no UOL.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil