Ministra diz que Fundo de Florestas pode financiar indígenas do Vale do Javari
Proposta prevê novos caminhos de financiamento direto a comunidades tradicionais
Gabriel Ferreira, enviado do BNC Amazonas à COP-30
Publicado em: 07/11/2025 às 09:17 | Atualizado em: 07/11/2025 às 09:17
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, revelou ao BNC Amazonas nesta quinta-feira (6 de novembro) possíveis mecanismos existentes para financiamento de indígenas da Amazônia, como os isolados do Vale do Javari, no Amazonas, a partir de recursos do Fundo de Florestas Tropicais.
Conforme o presidente Lula da Silva, a meta do fundo é alcançar 125 bilhões de dólares.
“Já temos os fundos estruturados como Podaáli, da Coiab que já executa recursos, o fundo criado da Apib, da Coimpe, da Foirn […] Então nós já temos vários mecanismos criados que podem ser a âncora da implementação em seus territórios”.
De acordo com a ministra, a forma de repasse ainda está em fase de estruturação, com a participação dos movimentos indígenas e demais povos tradicionais, que segundo a proposta do fundo devem receber um quinto dos valores destinados aos países com florestas tropicais.
“Vamos ter um comitê nacional que vai dar direcionamento desses repasses. Agora nós estamos captando e construindo um paralelo a governança de como será feito esses repasses”.

Leia mais
Fundo Florestas de Lula captou US$ 5 bilhões em 12 horas
Fotos: Gabriel Ferreira/especial para o BNC Amazonas
