Novo PAC aprovou 12 projetos de R$ 68 milhões para interior do Amazonas
Obras vão ampliar o acesso à água potável, melhorar a infraestrutura urbana e reduzir riscos ambientais no Amazonas
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/01/2026 às 13:02 | Atualizado em: 22/01/2026 às 13:23
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), do Governo do Amazonas, divulgou neste dia 22 de janeiro que o governo federal aprovou, em 2025, 12 projetos que garantem R$ 68,2 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a capital e 13 municípios do interior do estado.
Eles contemplam ações nas áreas de saneamento básico, obras de contenção de encostas e recuperação ambiental.
O titular da Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campelo, disse que a aprovação dos projetos no Novo PAC garante recursos que “ampliam o acesso à água de qualidade, fortalecem o saneamento básico e reduzem riscos ambientais”.
Entre os projetos aprovados, está a implantação e melhoria do sistema de manejo de resíduos sólidos no município de Iranduba. O investimento total é de R$ 4,1 milhões, sendo R$ 3,9 milhões provenientes de recursos federais e R$ 177,5 mil de contrapartida estadual. A iniciativa prevê a elaboração do Plano de Recuperação de Área Degradada, voltado ao tratamento dos rejeitos existentes e à recuperação ambiental da área, contribuindo para melhores condições sanitárias e ambientais.
A gerente do núcleo de captação de recursos da Sedurb, Angélica Feitoza, responsável pelo cadastramento das propostas na plataforma Transferegov, do governo federal, disse que os projetos impactam o desenvolvimento urbano.
Ampliação do Água Boa
Outro destaque é a ampliação do programa Água Boa, executado por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), órgão da Sedurb. O projeto levará sistemas simplificados de coleta e tratamento de água a comunidades rurais de mais 12 municípios do interior. As cidades beneficiadas serão Anamã, Careiro da Várzea, Manaus, Maraã, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Carauari, Tapauá, São Paulo de Olivença, Nhamundá, Parintins e Tabatinga.
Os investimentos ultrapassam R$ 4,9 milhões em recursos federais, garantindo acesso à água de qualidade para a população da zona rural, que enfrenta dificuldades no abastecimento, especialmente durante o período de estiagem. Desde 2019, já foram implantados 50 sistemas do Água Boa em 44 comunidades, em 15 municípios do interior.
Na área de saneamento urbano, a Sedurb também assegurou recursos para a revitalização do abastecimento de agua da sede de Benjamin Constant, com investimento de R$ 44,7 milhões. O projeto beneficiará diretamente mais de 22 mil pessoas, incluindo escolas, unidades de saúde e estabelecimentos comerciais.

Já em Atalaia do Norte, serão investidos R$ 1,5 milhão na ampliação e melhoria do sistema, sendo R$ 956,1 mil provenientes de recursos federais e mais de R$ 570 mil de contrapartida estadual.
Drenagem e encostas
Os investimentos captados pela Sedurb também contemplam a elaboração de estudos e projetos de macro e microdrenagem em igarapés. Municípios como Coari, Lábrea, Tefé e a capital serão beneficiados com recursos que somam mais de R$ 8,7 milhões. Os investimentos viabilizarão a execução de obras, cujo objetivo é reduzir a vulnerabilidade social, por meio da mitigação de inundações recorrentes, além de promover segurança e melhoria da qualidade de vida da população.
Além disso, também foram garantidos recursos para obras de contenção de encostas no bairro Mauazinho, zona leste de Manaus, com investimento de R$ 4 milhões. A ação tem como objetivo prevenir deslizamentos, proteger moradias e aumentar a resiliência urbana em decorrência de eventos climáticos extremos.
Leia mais
Lula promete investir R$ 49 bilhões no Amazonas até 2030
Foto: Tiago Corrêa/Secom
