STF vai decidir forma de eleição para governo do Rio

Ministros analisam se escolha será direta ou indireta após vacância no comando do estado.

Publicado em: 30/03/2026 às 12:05 | Atualizado em: 30/03/2026 às 12:06

O impasse político no Rio de Janeiro deve ganhar definição nos próximos dias. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, informou que o plenário vai julgar a forma de escolha do novo governador.

A análise está prevista para o dia 8 de abril.

Os ministros vão decidir se a eleição será direta, com participação da população, ou indireta, feita pela Assembleia Legislativa.

A discussão ocorre após decisões conflitantes dentro da própria Corte.

Na sexta-feira (27), o ministro Cristiano Zanin suspendeu a eleição indireta e defendeu o voto direto.

Ele também apontou que a renúncia do então governador Cláudio Castro pode ter sido usada para contornar regras eleitorais.

Até a decisão final, o comando do estado segue interino.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Ricardo Couto de Castro, assumiu o cargo temporariamente.

O cenário se agravou após a saída de Castro para disputar o Senado.

Na linha sucessória, o vice-governador já havia deixado o posto e o presidente da Assembleia está afastado.

O caso envolve ainda decisões da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da Justiça Eleitoral, que impactam a composição política no estado.

A definição do STF deve estabelecer o caminho jurídico para a sucessão até o fim do mandato em 2026.

Saiba mais na Agência Brasil.

Leia mais

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil