Dono do PL minimiza fala de Flávio Bolsonaro sobre terras raras e EUA

Costa Neto diz que senador não defende afastamento da China e tenta conter repercussão de declaração internacional

Dono do PL e ex-assessor de Bolsonaro serão ouvidos hoje pela PF

Publicado em: 30/03/2026 às 22:56 | Atualizado em: 30/03/2026 às 23:18

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, minimizou a declaração feita pelo senador Flávio Bolsonaro sobre o papel do Brasil no fornecimento de terras raras aos Estados Unidos.

A fala ocorreu durante a CPAC, realizada em Dallas, quando o parlamentar afirmou que o Brasil poderia ajudar os EUA a reduzir a dependência da China por minerais críticos.

Segundo Valdemar, a declaração foi mal interpretada e não representa um afastamento do Brasil em relação à China.

Ele afirmou que o país pode atuar como mediador no tema, mantendo relações com ambos os lados.

A declaração foi dada durante evento do Grupo Lide, em São Paulo. No encontro, o dirigente também criticou o governo Lula (PT) e afirmou que ações da gestão federal têm impulsionado o crescimento político de Flávio Bolsonaro.

Leia mais no UOL.

Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara