Lula vai liberar FGTS para 10 milhões de trabalhadores atolados em dívidas
Segundo o governo, os recursos incluem valores que ficaram bloqueados acima do necessário em contratos vinculados ao saque-aniversário
Publicado em: 10/04/2026 às 21:09 | Atualizado em: 10/04/2026 às 21:09
O governo Lula (PT), por meio do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou que a gestão estuda liberar cerca de R$ 7 bilhões do FGTS para aproximadamente 10 milhões de trabalhadores.
A iniciativa faz parte de um pacote de medidas voltadas à redução do endividamento das famílias brasileiras.
Segundo Marinho, os recursos incluem valores que ficaram bloqueados acima do necessário em contratos vinculados ao saque-aniversário. A proposta ainda está em elaboração pela equipe econômica.
O governo também avalia ampliar o uso do FGTS como garantia para empréstimos consignados, incluindo a possibilidade de utilizar um percentual maior do saldo e até a multa de 40% em caso de demissão, com o objetivo de reduzir taxas de juros.
De acordo com o ministro, a medida integra um plano mais amplo de renegociação de dívidas, em parceria com instituições financeiras.
Ele destacou ainda que não há uma discussão sobre o fim do saque-aniversário neste momento.
Marinho atribuiu o alto nível de endividamento no país aos juros elevados e a mudanças no consumo, como gastos com tecnologia, apostas online e uso de múltiplos cartões de crédito.
Leia mais em ICL Notícias.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
