Lula anuncia R$ 702,9 milhões para investir em favelas do Rio
Saída do bolsonarista Cláudio Castro trouxe aproximação federal ao novo governo
Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/06/2026 às 15:08 | Atualizado em: 22/06/2026 às 15:08
O presidente Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (22 de junho), a liberação de R$ 702,9 milhões para obras de urbanização em favelas do Rio de Janeiro. Os recursos serão destinados a projetos de infraestrutura e saneamento em comunidades vulneráveis e reforçam a retomada da cooperação entre o governo federal e a administração estadual.
O anúncio ocorre em meio ao realinhamento político entre Brasília e o Palácio Guanabara após o encerramento da gestão de Cláudio Castro, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a Presidência da República, a adesão do Rio de Janeiro ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) deve ampliar a capacidade de investimento do estado e abrir espaço para novos aportes federais.
Durante o evento, Lula destacou os efeitos da renegociação das dívidas estaduais.
“Vai sobrar mais dinheiro para o governador administrar o Rio de Janeiro”, afirmou.
Os R$ 702,9 milhões serão aplicados em obras de urbanização de favelas, com foco na melhoria da infraestrutura urbana e do saneamento básico.
A iniciativa integra a estratégia do governo federal de ampliar investimentos em áreas socialmente vulneráveis e fortalecer a presença da União em projetos estruturantes no estado do Rio de Janeiro.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
