Crianças em risco climático no Amazonas

Estudo do Unicef aponta que vulnerabilidade ambiental e falta de infraestrutura exigem resposta imediata do poder público

A chuva Amazonas está entre os piores em saneamento e abastecimento de água

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 27/07/2026 às 15:55 | Atualizado em: 27/07/2026 às 15:55

O Amazonas é o segundo estado mais vulnerável do Brasil aos impactos ambientais e climáticos sobre crianças e adolescentes, segundo o Painel Crianças e Meio Ambiente, elaborado pelo Unicef em parceria com a organização Vital Strategies.

O levantamento mostra que 42,4% dos municípios amazonenses estão no nível mais crítico de urgência, ampliando a pressão por políticas públicas voltadas à infância.

A combinação de secas severas, ondas de calor, fumaça das queimadas e o déficit de saneamento básico agrava os riscos. No interior, a variação extrema dos rios Negro, Solimões e Juruá interrompe o transporte escolar e isola comunidades, enquanto a falta de infraestrutura aumenta a exposição de crianças a doenças de veiculação hídrica.

Para enfrentar o cenário, o Unicef defende a “ampliação de políticas públicas de adaptação climática voltadas à infância”, com investimentos em saneamento resiliente, arborização de escolas e fortalecimento da proteção social.

O estudo afirma que o nível 3, que abrange quase metade dos municípios do Amazonas, exige atenção “imediata e prioritária” do poder público.

Leia mais

Negro puxa vazante, Madeira resiste e rios mudam de cenário no Amazonas

Manaus

Embora os impactos da infraestrutura precária sejam mais intensos no interior, Manaus concentra o maior número de crianças e adolescentes expostos aos riscos ambientais. Cerca de metade das escolas e creches da capital está em áreas com pouca arborização, favorecendo ilhas de calor, enquanto alagamentos em áreas de igarapés aumentam o risco de doenças de veiculação hídrica.

O levantamento também mostra que o Amazonas ocupa a segunda posição no ranking nacional de vulnerabilidade climática, atrás apenas do Pará, reforçando o desafio para as políticas públicas na Região Norte.

Saiba mais em AMZ em Pauta.

Foto: Marcello Casal Jr./EBC