Seduc adia prova de professor e descarta anulação de concurso

Israel Conte
Publicado em: 19/07/2018 às 15:26 | Atualizado em: 19/07/2018 às 15:33
O secretário de Estado de Educação (Seduc), Lourenço Braga, anunciou nesta quinta-feira, dia 19, que a prova do concurso público para professor que aconteceria no próximo domingo, dia 22, foi adiada para 2 de setembro. A reaplicação da prova será para 7.092 candidatos inscritos ao cargo de professor do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, com carga horária de 20 horas.
O próprio secretário pediu um novo exame específico para este cargo após constatar, pessoalmente, que os lacres das provas de uma sala foram abertos precipitadamente durante o concurso realizado no último dia 8 de julho. O adiamento também atende a orientação do Ministério Público de Contas (MPC) e o Ministério Público Estadual (MPE), que investiga denúncias de irregularidades.
“O adiamento vai permitir as investigações que nós queremos que sejam feitas”, disse Lourenço que também informou já ter começado a enviar as respostas aos questionamentos tanto do Ministério Público quanto do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
Sem mácula
Para a Seduc, o restante do certame fica inalterado. “O restante do concurso continua normalmente com o respeito que a gente precisa aos 238 mil candidatos. A depender da secretaria não há nenhuma razão para anular. O Ministério Público, se se convencer da existência de mácula no concurso deverá promover uma ação e obter, se for o caso, uma determinação da Justiça [para a anulação], e aí a gente vai comprovar as coisas em juízo e etc”, destacou o secretário.
Os novos locais de provas e horários serão divulgados em breve pelo Instituto Acesso, responsável pela aplicação do certame em todo o Amazonas.
Foto: BNC