TRE-AM decide que aliança do PT é com PCdoB e não com David

Publicado em: 01/09/2018 às 12:32 | Atualizado em: 01/09/2018 às 12:32
Por Neuton Corrêa, da redação
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu na manhã deste sábado, dia 1º, em sessão extraordinária, que o Partido dos Trabalhadores (PT) coligue com o PCdoB, da senadora Vanessa Grazziotin, e não com o PSB, do candidato a governador David Almeida, em cargos proporcionais a deputado federal e deputado estadual.
Essa mesma aliança já está formada, também por via judicial, para cargos majoritários de senador e governador, o que resultou no registro da chapa “O povo feliz de novo” (PT e PCdoB).
A decisão de hoje obriga o TRE-AM a retribuir o tempo de mídia no rádio e TV de todas as coligações e convocou, ainda para hoje, às 13h, outra sessão extra para decidir acerca da redistribuição do horário dedicados aos candidatos a deputado.
Leia mais
Socióloga do PT é apresentada como vice ao governo de Lúcia Antony
No entendimento da corte, puxada pelo presidente do TRE-AM, João Simões, a questão já está pacificada porque o PT acolheu a intervenção da direção nacional petista, que tirou o PT Amazonas da aliança com David Almeida.
Além disso, João Simões mostrou preocupação com uma solução imediata do impasse por causa da propaganda política, que já está em curso.
Apesar da unanimidade, a juíza federal Ana Paula Serizawa, relatora de outro processo que envolve o PSB, em manifestação contra a saída do PT de seu arco de aliança, alertou que a solução decidida pela corte poderá ser modificada em decorrência desse caso.
Ela disse, na sessão, que estava seguindo o voto do presidente, mas que precisava alertar sobre a situação.
Leia mais
PT dá a Vanessa suplente mais novo do que a Constituição exige
Lula está fora da eleição deste ano pela Lei da Ficha Limpa, decide TSE
Foto: Reprodução/TRE-AM