Deputado cobra concurso público e descentralização da saúde no AM

Israel Conte

Publicado em: 18/10/2018 às 13:05 | Atualizado em: 18/10/2018 às 13:07

O deputado estadual Sidney Leite (PSD) cobrou mudanças radicais no modelo de saúde praticado no Amazonas durante discurso na Assembleia Legislativa (ALE-AM) na manhã desta quinta-feira, dia 18.

O parlamentar propôs a descentralização do modelo implantado, a realização de concurso público e a aprovação do plano de cargos, carreiras e salários.

O deputado, que se despede da ALE-AM para assumir a sua vaga de deputado federal eleito a partir do ano que vem, ainda cobrou do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), que cumpra seu papel de fiscalizar a saúde.

“Nós precisamos ter mudanças radicais na gestão da saúde. Não sou a favor desse modelo da terceirização. Esse modelo que o estado pratica hoje, comprovadamente não dá certo ”, disse.

 

Transparência

O parlamentar lembrou que no ano passado, o Governo do Estado pagou em torno de R$ 2,5 bilhões na saúde. No entanto, nem 10% foram gastos no interior. Falta atenção, falta política pública, falta fiscalização.

“Ou o governo se pronuncia, ou eu defendo que a Assembleia procure os meios judiciais, pois não há melhor forma de combater o desvio público, que não seja pela transparência. O Estado gasta muito, mas a qualidade da saúde é péssima. Nós queremos saber onde esse dinheiro foi aplicado”, cobrou.

Sidney Leite também defendeu uma saúde básica de qualidade em Manaus, o que segundo ele, traria resultados significativos para capital e interior. Em Manaus falta saúde de média complexidade de qualidade.

“Os hospitais públicos recebem pessoas que poderiam ser atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, superlotando as filas para consultas e exames. Muita coisa tem que ser corrigida nessa gestão”, disse.

 

*Com informações da assessoria de imprensa.