Wilson precisa urgentemente compor sua equipe econômica

Publicado em: 26/11/2018 às 20:03 | Atualizado em: 26/11/2018 às 20:03
Neuton Corrêa, da Redação
Acerca dos fatos que estão acontecendo em Brasília, no traçado do futuro governo para a economia do país, o governador eleito Wilson Lima (PSC) não pode mais perder tempo na formação de sua equipe econômica.
As coisas nesse setor andam aceleradas e, apesar da Zona Franca de Manaus (ZFM) não ser um alvo específico das mudanças que ocorrerão, o Amazonas precisa se antecipar ao que virá. No mínimo, monitorando os movimentos atuais.
Razões sobram
Há fatos de sobra que exigem essa postura por parte do Amazonas, que depende das riquezas geradas pela indústria incentivada.
Primeiro: as mudanças propostas por Bolsonaro enfraquecem os incentivos fiscais, atrativos para as empresas.
Segundo: a abertura do mercado proposta pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, significa concorrência súbita ao polo industrial da ZFM, que até o ano passado não contava com isso.
Terceiro: a reforma tributária e a possível criação do IVA serão a dor de cabeça do Amazonas em 2019 e ninguém sabe o que é isso e de que forma impactará a ZFM, que serve um extenso cardápio de atrativos tributários ao capital.
Leia mais
Acorda, Amazonas! A Zona Franca já era
Conselho notável
Economistas que monitoram a situação defendem a ideia de que, além da formação da equipe técnica, Wilson crie um grupo de notáveis, vinculado ao seu gabinete, para que possa lhe assessorar com informações sobre o assunto.
Foto: BNC Amazonas