Bolsonaro escolhe Sérgio Banhos para lugar de Admar no TSE

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 26/04/2019 às 10:16 | Atualizado em: 26/04/2019 às 10:22
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), nomeou Sérgio Silveira Banhos para a vaga de advogado aberta com o término do mandato do ministro Admar Gonzaga Neto na corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nomeação foi publicada em diário oficial deste dia 26.
A escolha de Bolsonaro foi em cima de três nomes aprovados previamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Banhos, que já era ministro substituto do TSE desde 2017, escolhido pelo ex-presidente da República Michel Temer (MDB), venceu a disputa com a ex-advogada-geral da União (AGU) Grace Mendonça e Carlos Horbach, também ministro substituto da corte.
Banhos é mestre e doutor em direito do Estado pela PUC-SP e mestre em políticas públicas pela Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Na despedida a Admar Gonzaga, a presidente do TSE, Rosa Weber, disse que ele cumpriu seu dever com empenho e proficiência. O ministro integrava o pleno da Justiça eleitoral desde 2013.
A corte do TSE é composta de, no mínimo, sete ministros titulares, sendo três efetivos oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF); dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dois da classe dos advogados.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais
Ministro do TSE manda retirar do ar vídeo com crítica de Bolsonaro ao STF
Foto: Banhos e o ex-presidente do TSE Gilmar Mendes, em 2017 / Wilson Dias/Agência Brasil