A Almeida e Josué, Funasa garante reforço no saneamento básico

Publicado em: 19/06/2019 às 16:32 | Atualizado em: 19/06/2019 às 16:32
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, afirmou que a entidade reforçará os investimentos no Amazonas.
A garantia foi dada ao vice-governador, Carlos Almeida (PRTB) e ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Josué Neto (PSD), durante reunião nesta quarta-feira, dia 19, em Brasília.
Para começar, serão disponibilizados mais purificadores comunitários de água potável, da tecnologia Salta-Z. Desenvolvido por pesquisadores da própria Funasa, eles são 25% mais baratos que os similares e estão beneficiando milhares de famílias em comunidades ribeirinhas no interior amazonense.
“Estamos reestruturando a Funasa, aumentamos em 169% o desembolso financeiro neste ano e temos todo o interesse em ampliar os investimentos no Amazonas”, destacou Nogueira.
Leia mais
Wilson destrava R$ 34 milhões da Funasa para sanear 10 municípios
O vice-governador classificou a reunião como extremamente positiva, porque ele pôde expor com mais detalhes as particularidades e necessidades do Estado na área de saneamento, como em abastecimento de água e esgoto.
“E o mais importante, o presidente da Funasa se mostrou muito comprometido, nos dando abertura em todos Programas desenvolvidos pela Fundação”, afirmou Carlos Almeida.
Ajuda nas cheias
O purificador de água Salta-Z está chegando ao Estado neste ano, como um dos itens da ajuda humanitária que o governador Wilson Lima está levando aos municípios afetados pelas cheias dos rios. E tal investimento, em parceria com a Funasa, é pioneiro, pois, em anos anteriores, os governos levavam galões de água para as comunidades.
“Neste ano, e de forma antecipada, estamos instalando os purificadores com capacidade de atender 1 mil pessoas por dia”, destacou Carlos Almeida. A proposta que ele fez ao presidente da Funasa é a de instalar os purificadores em escolas, estaduais e municipais. “Quanto mais investimentos em saúde, melhor para a população e para o Estado, pois também desafogamos a rede de saúde”.
*Com foto e informações da Secom.