DPE instala em Tefé quarto polo de atendimento no interior

Publicado em: 15/07/2019 às 15:33 | Atualizado em: 15/07/2019 às 15:33
A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) inaugurou no município de Tefé, a 523 quilômetros de Manaus, seu quarto polo de atendimento de Justiça no interior do Amazonas.
Além de Tefé, os municípios de Jutaí, Maraã, Juruá, Uarini, Alvarães, Japurá e Fonte Boa também serão alcançados pela nova unidade.
Segundo o defensor-geral do Estado, Rafael Barbosa, a instalação democratiza o acesso à Justiça. “É preciso democratizar, de verdade, o acesso à Justiça. O cidadão desprovido de recursos só tem um refúgio para garantir direitos: a Defensoria Pública”, disse o defensor.
O juiz do município, André Muquy, afirmou que há uma demanda reprimida que, agora, será encaminhada à Justiça pela defensoria. “A estrutura que foi montada mostra que a instituição veio para ficar”, destacou.
O prédio tem sala de triagem e recepção, cinco gabinetes, 12 guichês, quatro banheiros e uma copa.
Ao alcançar oito municípios, o polo estará acessível a 158 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além de serviços na área do consumidor, os defensores públicos também prestarão assistência jurídica em diversas áreas, como questões relacionadas à pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, investigação de paternidade, adoção, partilha de bens, defesa da mulher, processos criminais, além de assuntos ligados à pessoa idosa, à saúde, criança e adolescente, entre outros.
Leia mais:
LDO de R$ 18,6 bilhões para 2020 é aprovada por unanimidade ALE-AM
Fotos: Divulgação/DPE-AM