Ipaam e Sema regularizam processos ambientais no sul do Amazonas

Publicado em: 09/09/2019 às 10:25 | Atualizado em: 09/09/2019 às 10:25
Uma ação de regularização, com cerca de 500 processos expedidos em 2018 para licenciamento de atividades da agricultura familiar, criação de animais de grande porte e pedidos de outorga pelo uso de recursos hídricos, disponibilizados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), é realizada nesta segunda-feira, dia 9, no município de Apuí, a 453 quilômetros de Manaus, no sul do estado.
A ação é em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e vai até a próxima sexta-feira, 13.
De acordo com a diretora-técnica do Ipaam, Maria do Carmo, equipe do órgão vai informar a população quanto à renovação dessas licenças expedidas no ano passado. Além disso, explicará também os procedimentos para os pedidos de licença que não foram expedidos.
“Para os interessados, será esclarecido por que algumas licenças não poderão ser expedidas, de acordo com a situação de cada processo”, disse.
Ela disse que se o interessado já estiver com a documentação exigida, o Ipaam vai anexá-la ao processo correspondente. Novos pedidos de licenciamento serão recebidos, se houver, para resposta futura.
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, disse que a Sema vai fazer palestras de educação ambiental sobre as queimadas. “Essa ação irá acontecer nas escolas municipais e estaduais de Apuí, juntamente com as comunidades, trabalhando a orientação sobre a importância de não fazer queimadas e as suas causas”.
Ipaam em números
Em 2018 foram expedidas 88 licenças ambientais à agricultura familiar; 9 licenças/cadastro de aquicultura; e 181 dispensas de outorga por uso de recursos hídricos.
Os demais processos formalizados não continham a documentação necessária para licenciamento.
Leia mais
Ipaam registra aumento de 56% nas fiscalizações de crimes ambientais
Foto: Divulgação/Ipaam