PEC que devolve gestão do transporte escolar às prefeituras entra na pauta da ALE-AM

CAE Aleam

Publicado em: 09/09/2019 às 11:57 | Atualizado em: 09/09/2019 às 12:15

A gestão do transporte escolar pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), que contrata empresas para a realização do serviço no interior do Estado, deve acabar em breve.

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para retirar do Estado e devolver às prefeituras do interior o gerenciamento desse serviço.

A PEC já tem o parecer favorável do relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Serafim Corrêa (PSB), e deve ser votada em breve pelo plenário da ALE-AM.

Os parlamentares autores da proposta, Belarmino Lins (PP), Dermilson Chagas (PP) e Augusto Ferraz (DEM) afirmam que a votação se tornou premente com a saída do ex-deputado estadual Luiz Castro (Rede) do comando da Seduc.

A gestão de Castro foi acusada de supostos atos ilegais de corrupção envolvendo o transporte escolar por meio da manipulação de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

No segundo semestre de 2018, o  Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) abriu investigação sobre quatro empresas prestadoras de serviço de transporte escolar, acusadas do desvio de mais de R$ 153 milhões: Navegação Cidade, RV Ono, EM Transporte e Autoviação Maranhão.

Belarmino disse que desde o governo de José Melo (Pros), em 2014, passando por David Almeida (Avante), em 2017, Amazonino Mendes (PDT), em 2018, e agora Wilson Lima (PSC), defende a mudança do regime contratual do transporte escolar.

Para ele, o acordo direto entre o governo federal e as prefeituras melhoram a prestação dos serviços no interior do Amazonas.

Leia mais

Transporte escolar, a primeira missão de Nogueira na Seduc

Segundo os deputados, a PEC deve entrar na pauta desta terça-feira, 10. Há, segundo eles, interessados que se movimentam para que o caso seja logo apreciado pelo plenário.

A comissão é formada pelos deputados Delegado Péricles (PSL), presidente; Belarmino, vice-presidente, e Wilker Barreto (Podemos), Joana Darc (PL) e Serafim Corrêa (PSB), membros.

Fonte: assessoria de imprensa

Foto: Divulgação Aleam