José Ricardo e Santana acordam para evitar confronto e comandar PT

Acordo

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 16/09/2019 às 09:59 | Atualizado em: 16/09/2019 às 09:59

Um acordo que deve ser finalizado nas próximas horas deverá evitar o segundo turno das eleições para a presidência municipal do PT em Manaus, evento marcado para o próximo fim de semana.

O confronto final seria entre Sabá Magalhães, apoiado pelo deputado federal José Ricardo, e Valdemir Santana (foto à esq.), ex-presidente estadual do PT.

O acordo também prevê que não haja disputa pela presidência estadual do partido, escolha feita por meio de delegados eleitos no primeiro turno do processo de eleições diretas petista, realizado no último dia 8.

Segundo as tratativas desse acordo, Santana e sua corrente partidária assumem a direção municipal da sigla por dois anos, com a obrigação de entregar os cargos para a tendência que segue Ricardo para fechar o ciclo do mandato de quatro anos.

O mesmo rodízio ocorreria na direção estadual petista. Nesse caso, quem começa o mandato é a corrente do deputado, passando ao grupo de Santana em dois anos.

Pelo que está desenhado, a corrente partidária liderada pelo deputado estadual Sinésio Campos está fora da partilha de poder. Sinésio, atualmente, é o presidente do PT Amazonas.

Partidários dele dizem que esse acordo, porém, ainda não está consumado e que poderá haver surpresas.

 

Leia mais

“Velha política” cresce e “novo” perde força em Manaus, diz pesquisa

 

Anúncio à imprensa

A corrente seguidora de Ricardo, porém, até já marcou data e hora para o anúncio da parceria com Santana.

Será hoje, em entrevista à imprensa, às 14h, na sede municipal do partido.

Os planos desse acordo envolvem antecipação da posse e caravana pelos bairros de Manaus consultando os simpatizantes do PT os planos para 2020.

Sem disputa do segundo turno, a ideia dos petistas é levar a Manaus a presidente nacional Gleisi Hoffmann (PR) para um ato de bênção a essa união costurada pelos dirigentes.

Tudo mira o projeto do partido de ganhar as eleições 2020 à Prefeitura de Manaus. E o nome hoje que desponta é o de Ricardo.

 

Fotos: BNC Amazonas