Condenação por 3 a 0 no TRF-4 cria dificuldades para Lula se safar

condenacao, trf-4, dificuldades, lula

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 05/12/2019 às 16:51 | Atualizado em: 05/12/2019 às 16:51

A unanimidade com que foi confirmada no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) a condenação do ex-presidente Lula no caso do sítio de Atibaia (SP) vai encurtar a tramitação de recursos na corte regional e, consequentemente, as etapas até uma eventual nova prisão do petista. As informações são da Folha.

O trio de juízes da segunda instância condenou o ex-presidente na semana passada a 17 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem —na primeira instância, ele havia sido condenado a 12 anos e 11 meses neste caso. Ele nega os crimes.

De acordo com o jornal, se um dos juízes não tivesse votado de maneira idêntica, a defesa do ex-presidente teria a opção de entrar com um recurso chamado de embargos infringentes na própria corte, o que prolongaria as discussões sobre o processo antes de ir à instância seguinte.

Esse tipo de recurso seria julgado por um grupo com mais magistrados, chamado de Quarta Seção, no próprio TRF.

A decisão do TRF-4, por ora, segundo a Folha, em nada mudou duas situações: Lula segue solto no aguardo dos términos de todos os recursos e continua impedido de disputar eleições, já que foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa quando foi condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá (SP).

Leia mais na Folha

 

Foto: Justiça Federal/PGR/arquivo