PM intensifica ação e reduz criminalidade no 180, em Manicoré

Uma reduzida guarnição da Polícia Militar alcança resultados expressivos no controle da violência e criminalidade no distrito de Santo Antônio do Matupi, o 180, no sul do Amazonas, local que sempre registrou alto índice de ocorrências  

Mariane Veiga

Publicado em: 18/12/2019 às 00:10 | Atualizado em: 18/12/2019 às 00:27

Uma reduzida guarnição da Polícia Militar alcança resultados expressivos no controle da violência e criminalidade no distrito de Santo Antônio do Matupi, o 180, no sul do Amazonas, local que sempre registrou alto índice de ocorrências

 

Mariane Veiga, da Redação*

 

A obrigação do Estado de prover segurança pública em qualquer parte do país é uma verdadeira guerra em muitos lugares, com derrota das forças policiais em alguns estados. No Amazonas, guarnição da Polícia Militar vem conseguindo resultados expressivos no controle da violência e criminalidade em uma das regiões mais tensas do estado.

É no distrito de Santo Antônio do Matupi, conhecido por 180, no município de Manicoré, no sul do Amazonas, a 332 quilômetros de Manaus, que sempre foi considerado como centro de conflitos e consequente violência e criminalidade. O 180 é referente à distância em quilômetros da cidade de Humaitá, a sede municipal mais próxima.

São as disputas por terras e outras questões agrárias, somados aos elevados índices de desmatamento da floresta amazônica que alimentam em Matupi, às margens da Transamazônica, a BR-230, esse clima de tensão, que se mistura à poeira da rodovia sem pavimentação.

A Transamazônica e a exploração madeireira levam um fluxo intenso de pessoas, o que colabora para dificultar a atuação policial ao elevar as possibilidades de uma ocorrência.

Quase sempre, os conflitos no local acabam em trabalho para os policiais militares. No distrito não há delegacia de Polícia Civil. É nesse cenário que se reveste de maior valor os resultados alcançados pela Polícia Militar no Matupi.

De acordo com o cabo PM Dirceu Martins, que integra a guarnição deslocada de Manicoré para atuar no distrito, a comando do subtenente Valentim, a intensificação das ações de policiamento preventivo resultaram, de imediato, em queda significativa do crime que mais cria desassossego na população, que é o homicídio.

Martins afirmou que o Matupi sempre foi de registrar, em média, até seis assassinatos por mês, em anos anteriores. Em todo o ano de 2019, até este dia 17 de dezembro, foram registradas seis ocorrências de homicídios.

Caíram também os crimes contra o patrimônio de roubo e furto, segundo a polícia.

 

Parte da guarnição que atua no distrito do 180

 

Leia mais
Enciumada, mulher tortura amante do marido com faca em Manicoré. E filma

 

Subtenente Valentim, comandante no 180

 

PM para tudo

O 180 tem uma comunidade de aproximadamente 14 mil moradores, distribuídos na sede do distrito e na área rural. “Temos um efetivo de sete policiais. E como não há outros órgãos do estado por aqui, é tudo com a Polícia Militar”, disse o cabo, orgulhoso do trabalho desenvolvido.

Essa satisfação do cabo vem da árdua missão do aparelho de segurança no interior do Amazonas, que é ampliada em muitos níveis pela deficiente efetivo de pessoal, viaturas e armamento. Sem contar as distâncias geográficas continentais que separam os municípios da capital, o que dificulta a comunicação e o socorro do centro de poder do estado.

*Colaborou Aguinaldo Rodrigues, da Redação

 

Fotos: Marcelo Assumpção/site oeco.org.br (principal) e Divulgação/PM Matupi