Programa da prefeitura monitora qualidade da água distribuída em Manaus

Programa Prefeitura

Mariane Veiga

Publicado em: 18/12/2019 às 16:07 | Atualizado em: 18/12/2019 às 16:09

Chegando a 400% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, o Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua – Manaus), da Prefeitura de Manaus, realizou este ano 320 coletas mensais de amostras para análise laboratorial de potabilidade da água distribuída e consumida pela população da capital amazonense.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, disse que a diretriz nacional determina que o Vigiágua realize 78 coletas mensais para a análise laboratorial, número que é definido pelo ministério de acordo com o quantitativo da população abastecida pela rede pública no município.

“Mas, considerando as especificidades do território e da distribuição da população no município de Manaus, o plano anual definido pela Semsa amplia o número de coletas mensais”, disse.

Segundo ele, isso garante melhor monitoramento da qualidade da água, reforçando as ações de prevenção de doenças.

“E quanto maior o número de análises e de pontos estratégicos de coleta, melhor é qualidade de informações que a Semsa tem sobre a potabilidade da água”, disse.

Para realizar o trabalho, a Semsa, seguindo o plano de monitoramento, executa a coleta de amostras de água em 80 pontos de distribuição localizados em cada um dos quatro distritos de saúde, nas zonas norte, sul, leste e oeste, totalizando 320.

Segundo a chefe do setor de Vigilância da Água da Semsa, Jocilene Barros, as amostras são encaminhadas a laboratório da prefeitura para análise.

Se identificada amostra fora do padrão de potabilidade, a concessionária Águas de Manaus é notificada para as correções.

Em Manaus, o programa é coordenado pelo setor de Vigilância de Água, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

São analisados quatro parâmetros indicadores da qualidade da água: coliformes totais, escherichia coli, turbidez e cloro residual livre, além do fluoreto, que é incluído como indicador de saúde bucal.

 

Leia mais
Trabalho da prefeitura em controle epidemiológico ganha prêmio nacional

 

 

 

Foto: Divulgação/Semcom