Eduardo Braga critica Paulo Guedes e Bolsonaro em artigo na Folha

Neuton Corrêa, da Redação | Senador Eduardo Braga critica Bolsonaro e seu ministro por agirem contra a Zona Franca de Manaus

Braga

Neuton Correa

Publicado em: 31/01/2020 às 07:56 | Atualizado em: 31/01/2020 às 07:56

O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, aumentou o tom de críticas do Amazonas contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, defensor do fim dos incentivos fiscais para a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Para Braga, Bolsonaro quebrou a confiança dos amazonenses nos principais mandatários do país. E acrescenta que o presidente, atuando contra a ZFM, serve ao empresariado paulista.

“Foi assim com o ex-presidente Temer, que rompeu o acordo com os fabricantes de bebidas não alcoólicas para atender às ameaças dos caminhoneiros. Foi assim com o presidente Jair Bolsonaro, que ignorou os compromissos assumidos com o Amazonas para atender ao empresariado paulista”.

O senador vê arrogância e ignorância no presidente da República. Escreveu isso nos seguintes termos:

“Num tempo em que a arrogância e a falta de diálogo costumam falar mais alto que o interesse público, vale lembrar a lição de outro filósofo grego. ‘O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância’, ensinava Sócrates. A Zona Franca de Manaus está aberta a todos que queiram vencer a ignorância e conhecer de perto um dos modelos de desenvolvimento regional mais bem-sucedidos do mundo”.

 

Asfixia ao setor de concentrados

No texto, o senador também critica a decisão de Bolsonaro sobre a anunciada redução da alíquota dos incentivos fiscais para o polo de concentrados da ZFM, dizendo que isso cria instabilidade jurídica e asfixia o setor.

“O anúncio de que a alíquota, hoje em 8%, cairá para 4% até 2023 só adia em três anos a completa asfixia de uma cadeia produtiva que gera mais de sete mil empregos no Amazonas e é estratégica no incentivo à produção sustentável de guaraná, cana-de-açúcar e outras culturas no interior do estado”.

 

Leia mais

 

Marcelo Ramos diz que Bolsonaro não vai tolerar corrupção na Suframa

 

Guedes e falsos argumentos

Braga disse que, em Davos, por ocasião do Fórum Econômico Mundial, o mais importante auxiliar de Bolsonaro tropeçou em “falsos argumentos disparados contra a Zona Franca de Manaus”.

“Assim como a mentira, críticas infundadas têm pernas curtas e não se sustentam”. Essas são as primeiras palavras do senador em artigo que o site da Folha de S.Paulo publica nesta sexta-feira, dia 31.

O objeto do texto de Braga foi a declaração que Paulo Guedes fez na Suíça, de que o pior inimigo do meio ambiente é a pobreza.

“É só usar o raciocínio lógico, herdado do sábio Aristóteles: se a melhor maneira de proteger o meio ambiente é combater a pobreza, e se a ZFM é um mecanismo exemplar de combate à pobreza, a conclusão é que o modelo de incentivos tributários implantado em Manaus é uma excelente opção de proteção ambiental. Quem ganha é o Brasil inteiro”, escreveu.

Leia o artigo, na íntegra, no portal da Folha.

 

Foto: Alan Santos/Presidência da República