Governador instala ‘Escola Segura, Aluno Cidadão’ no Monte das Oliveiras
Wilson Lima anunciou implantação do Escola Segura, Aluno Cidadão na escola Ernesto Pinho Filho

Publicado em: 07/03/2020 às 15:11 | Atualizado em: 07/03/2020 às 15:11
O governador Wilson Lima anunciou, durante o último dia da terceira edição do “Muda Manaus”, neste sábado,7, a implantação do projeto “Escola Segura, Aluno Cidadão” na Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, no Monte das Oliveiras, zona norte da capital.
Na ocasião, ele também assinou o decreto que formaliza o projeto e prevê a sua ampliação para mais escolas da rede pública estadual.
A iniciativa já beneficiou 15 unidades de ensino na capital e uma no interior.
Leia mais
Wilson Lima defende redução do ICMS dos combustíveis, em Brasília
Parceria
Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Secretaria de Educação e Desporto, o projeto “Escola Segura, Aluno Cidadão” tem foco na redução da violência no ambiente escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
“A gente traz a polícia para dentro da escola, mas não é polícia para fazer segurança ostensiva, é polícia para ir para dentro da sala de aula conversar com os alunos”, ressaltou o governador.
“Naturalmente para que a gente chegue nesse ponto do projeto, nós fazemos um trabalho de consulta junto aos pais e professores para saber do interesse que eles têm de instalar o projeto”, frisou o governador.
“A polícia vem para cá e ela fica responsável pela parte da disciplina. Então, a partir de hoje, a disciplina dessa escola será uma disciplina militar”, explicou o governador.
Pedagógico com a Seduc
Wilson destacou que a parte pedagógica continua sendo de responsabilidade da Secretaria de Educação.
Ele destacou, ainda, que o projeto vem apresentando bons resultados nas unidades em que já foi implantado.
“Onde nós instalamos esse projeto, o nível de violência, o índice de violência e de criminalidade diminuiu consideravelmente, sobretudo, nas questões relacionadas ao tráfico de drogas”, disse o governador.
Benefícios
De acordo com o major Henriques, um dos representantes da Polícia Militar na coordenação do projeto, a iniciativa segue um modelo de gestão cívica
Esse modelo é baseado nos pilares de disciplina, hierarquia, meritocracia, ordem e respeito, visando a mudança de comportamento da comunidade escolar.
“O papel da Polícia Militar é levar para as escolas da rede pública o treinamento de ordem unida, uma apresentação individual, apresentação da turma para cada professor, trazer para dentro da comunidade escolar o sentimento de que a autoridade máxima dentro da sala de aula é o professor, dentro da escola é o gestor e dentro da casa desse aluno é o pai e a mãe”, explicou.
Revitalizações
A terceira edição do “Muda Manaus” também beneficiou sete escolas do Monte das Oliveiras e da Cidade Nova com ações de revitalização, com investimentos na ordem de R$ 2.185.000.
Além da Ernesto Pinho Filho, as escolas Professora Lecita Fonseca Ramos e Samuel Benchimol, no bairro Monte das Oliveiras; e Ana Nery Marques da Silva, Professor Roberto dos Santos Vieira, Ruy Alencar e Sebastião Norões, na Cidade Nova, receberão os serviços de manutenção e pintura.
Foto: Tácio Melo/Secom