OperaĂ§Ă£o na Monte Horebe fecha cadastramento e agora vai cruzar dados

OperaĂ§Ă£o encontrou na Monte Horebe 2.340 barracos ocupados, e 1.400 foram derrubados

OperaĂ§Ă£o

*Aguinaldo Rodrigues, da RedaĂ§Ă£o

Publicado em: 08/03/2020 Ă s 11:55 | Atualizado em: 08/03/2020 Ă s 11:55

AtĂ© este sĂ¡bado, dia 7, o comando da operaĂ§Ă£o do Governo do Estado na invasĂ£o Monte Horebe contou 2.340 barracos ocupados. Desses, 2.081 aceitaram acordo para deixar o local e passar a receber aluguel social mensal de R$ 600. Conforme o governo, esse pagamento começarĂ¡ na prĂ³xima semana.

De acordo com o governo, 209 famílias receberam apoio de transporte para a mudança.

Como resultado posterior a esse levantamento, mais de 1.400 barracos foram demolidos por nĂ£o ter ninguĂ©m ocupando.

Esse Ă© o balanço da aĂ§Ă£o da força-tarefa do governo em cumprimento de medida judicial de desocupaĂ§Ă£o da invasĂ£o Monte Horebe, em Manaus. Os nĂºmeros foram apresentados durante reuniĂ£o neste sĂ¡bado.

Em decorrĂªncia desse levantamento, os dados das pessoas cadastradas vĂ£o agora ser cruzados. Segundo a força-tarefa, o objetivo Ă© saber quem realmente precisa de moradia.

Estudo que embasou a operaĂ§Ă£o apontou a prĂ¡tica de especulaĂ§Ă£o com os lotes invadidos. Tudo comandado por traficantes e criminosos de facções que queriam fazer da Monte Horebe um bairro para suas ações. Foi o que apontou a inteligĂªncia policial.

 

Leia mais

Policiais militares sĂ£o investigados por sĂ©rie de crimes no Monte Horebe

 

Apoio segue

De acordo com a secretĂ¡ria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, o apoio neste sĂ¡bado continuou.

Estavam Ă  disposiĂ§Ă£o 20 caminhões-baĂºs e 60 carregadores para mudanças.

AlĂ©m disso, caminhões-pipa forneciam Ă¡gua aos que ainda permanecem no local.

Segundo a Defensoria PĂºblica do Estado (DPE), o atendimento a quem se cadastrou e ainda nĂ£o fez acordo vai continuar. E serĂ¡ a partir do dia 11, na sede do Ă³rgĂ£o.

 

Leia mais

Forças de segurança sĂ³ deixam terreno com Monte Horebe desocupada 100%

 

Depois do Monte Horebe, prĂ³ximo alvo do governo jĂ¡ estĂ¡ definido

 

ReuniĂ£o com CĂ¢mara e entidades sociais

Neste sĂ¡bado, a força-tarefa do governo se reuniu com comitiva da CĂ¢mara dos Deputados e representantes de movimentos sociais.

De acordo com o secretĂ¡rio de Segurança PĂºblica (SSP), Louismar Bonates, representando o governo, a reuniĂ£o foi para dar resposta a questionamentos sobre o trabalho de desocupaĂ§Ă£o da Monte Horebe.

Por exemplo, sobre o cadastramento das famĂ­lias, mudanças e demoliĂ§Ă£o das casas desocupadas.

Fizeram parte desse grupo o deputado federal e presidente da ComissĂ£o de Direitos Humanos e Minorias, JosĂ© Ricardo (PT). AlĂ©m dele, o ex-senador JoĂ£o Pedro (PT) e representantes do Movimento Nacional de Luta por Moradia, ConfederaĂ§Ă£o Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Contag) e Arquidiocese de Manaus.

*Texto organizado com informações da Secom

 

Foto: Roberto Carlos/Secom