Governo do DF recua de proibir manifestações por cinco dias

O governo do Distrito Federal muda decreto que proibia manifestações em Brasília, no domingo

governo, df, proibir, manifestacoes

Publicado em: 12/03/2020 às 16:30 | Atualizado em: 12/03/2020 às 16:30

 O Governo do Distrito Federal (GDF) recuou, nesta quinta-feira(12), da decisão de proibir manifestações no Distrito Federal. Em contraponto, o governador Ibaneis Rocha alterou as medidas por outras com menos restrições.

O decreto que restringia manifestações por cinco dias é o de nº 40.509 de 11 de março de 2020. De acordo com o texto do governo, são medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) na capital federal.

Para observadores em redes sociais, tais medidas inibiriam as manifestações de domingo (15), porque valeriam somente até este domingo.

O coronavírus foi classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira (11). Por esta razão, o governador decretou restrições como “nos eventos abertos recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas”.

Também fica decretado que os eventos esportivos no DF somente poderão transcorrer com os portões fechados ao público. Entretanto, para isso, é preciso autorização sanitária e termo de compromisso assinado pelos organizadores.(leia o decreto). 

Leia mais sobre o decreto anterior no Jornal de Brasília.

 

Foto: Valter Campanato/ABr