Governo do Amazonas tem plano para etapa grave do coronavírus
Essa etapa seria a de transmissão comunitária do vírus, como já acontece em outros estados

Ferreira Gabriel
Publicado em: 20/03/2020 às 19:17 | Atualizado em: 20/03/2020 às 19:31
O Governo do Amazonas anunciou nesta sexta-feira, dia 20, estar preparado com um plano de contingência para pior momento do coronavírus. Essa etapa seria a de transmissão comunitária do vírus. Desse modo como já acontece em outros estados.
De acordo com o secretário de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, o plano envolve toda a gestão da saúde pública local.
“Série de ações e nos serviços de saúde devem ser desenvolvidos com enfoque nesse enfrentamento”.
Conforme Tobias, o plano foi elaborado com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). De acordo diretora do órgão, Rosemary Pinto, esse plano vem sendo adaptado à medida que o vírus se dissemina. Tanto que já está na terceira edição.
Fases do coronavírus
Conforme explicação, Rosemary disse que o plano do Amazonas prevê atuação em três fases de combate ao coronavírus.
Nesse sentido a primeira é a atual, quando os casos de contaminação vieram de fora do estado.
Na segunda fase, são os registros de transmissão local. É quando o infectado passa o vírus para contatos próximos, como família, vizinhos e colegas de trabalho.
Finalmente, a terceira fase e mais perigosa, a da transmissão comunitária. Nessa etapa já “não sabemos mais de quem as pessoas contraíram esse vírus nem para quem elas passaram”, disse a diretora.
De acordo com Rosemary, nessa fase o trabalho foca “naqueles pacientes que podem desenvolver formas graves da doença”.
Segundo estudos realizados até o momento, cerca de 80% dos casos de coronavírus evoluem como uma gripe comum.
Desses, 20% podem apresentar sinais de gravidade, enquanto 5% podem necessitar de internação em UTI.
No grupo de risco estão idosos acima de 60 anos e pacientes com alguma comorbidade, como diabetes e hipertensão.
Foto: Tácio Melo/Secom
Leia mais
Arthur vai anunciar medidas para minimizar crise econômica e fiscal